quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Alta na procura por bicicletas locadas

Matéria publicada na edição 323, no dia 08-10-2009 no jornal Folha de Blumenau.

O sistema de aluguel de bicicletas em Blumenau, que surgiu como alternativa para fugir do trânsito intenso, tem conquistado adeptos a cada dia. Até a última terça-feira (6), 678 pessoas já tinham se cadastrado no sistema, 132 passes foram ativados e 173 viagens realizadas. Os números poderiam ser ainda mais expressivos se não fossem as chuvas, que acabaram inibindo a procura pelo aluguel das “bikes”.

Apesar disso, a procura pelas bicicletas de aluguel está agradando os administradores do sistema. O representante do Consórcio Siga, Walter José Buerger, revela que o número de cadastros saltou de 465 para 678 apenas nos últimos 10 dias. “Acreditamos que o aumento pela procura será gradativo, embora o processo de conscientização ainda leve mais tempo”, argumenta.

Segundo ele, o projeto tem como proposta ser uma forma de transporte complementar. Afirma que o objetivo não é solucionar o problema do congestionamento do trânsito, mas amenizá-lo. Já o gerente de negócios da Serttel, empresa que administra o projeto, Luiz Onélio Vanderlei, garante que a aceitação do público está aumentando. “Tivemos uma grande aceitação da população e também dos gestores públicos, que estimularam o sistema”, diz.

Para Vanderlei, os números estão absolutamente dentro da expectativa inicial. “O principal objetivo é promover a visão social”, destaca, lembrando que, atualmente, são seis estações para aluguel de bicicletas: Prefeitura, Furb, rua 7 de setembro, terminais da Fonte e Proeb e Vila Germânica. Estes locais estão sendo interligados com ciclovias ou ciclofaixas.

Para fortalecer o projeto, a administradora analisa a possibilidade de implantar o pagamento pelo Cartão Siga. A medida permitiria que um número maior de pessoas tivesse acesso ao sistema, já que hoje a única forma de pagamento é por cartão de crédito.

Como usar

Quem deseja utilizar o serviço precisa se cadastrar antecipadamente na página eletrônica do projeto (www.mobilicidade.com.br) e comprar os passes diários, para três dias, semestrais ou anuais. O pagamento é feito via cartão de crédito e a liberação das bicicletas é feita eletronicamente.

Com a inscrição e a compra de passes concluída, o usuário deve ir até a estação mais próxima e solicitar a liberação de uma bicicleta pelo portal de voz 4052-0210. A liberação é feita só depois da identificação do usuário. A devolução pode ser feita em qualquer estação e em qualquer horário, mas o serviço para retirada funciona das 6h às 22h.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário