sábado, 17 de outubro de 2009

Viaduto da Mafisa fica para dezembro

Esperamos que se concretize realmente esta previsão, que o Santa publica em sua edição de hoje.

Dos nove terrenos que precisam ser desapropriados, um será discutido na Justiça, mas obra não vai parar

BLUMENAU - Dos nove terrenos que precisam ser desapropriados para que o Viaduto da Mafisa vire realidade, apenas um terá o preço discutido na Justiça. Assim prevê o prefeito João Paulo Kleinübing, que explica que o processo judicial vai discutir quanto vale o imóvel; a cedência do terreno ao poder público já está garantida. Assim, as obras ocorreriam mesmo sem definição de valor, o cronograma seria mantido e o município finalmente teria o viaduto pronto até dezembro.

Seis contratos de desapropriação estão assinados e dois em fase final de definição de preços. Segundo a procuradora-geral de Blumenau, Marli Ziecker Bento, o Estado vai repassar até semana que vem a terceira parcela da verba destinada para pagamento dos imóveis já negociados. Assim que a construtora solicitar, os proprietários deixam os terrenos. A desapropriação é necessária para que o acesso subterrâneo ligue a Rua Doutor Pedro Zimmermann ao Bairro Itoupavazinha.

O engenheiro responsável pela obra, Oscar de Oliveira Reis Filho, da JM Terraplanagem, mantém a previsão do término do viaduto para o fim do ano. Já a finalização da alça de acesso à BR-470 e o início da construção das rampas, previstos para este fim de semana, vão atrasar.

– Sempre que chove temos que parar por dois ou três dias, até que o solo fique seco e possamos prosseguir. Falta aterrar 60 centímetros e fazer a capa asfáltica. É difícil falar em prazos com o tempo instável, mas até o final de outubro gostaríamos de terminar esta parte – afirma Reis Filho.

Ainda segundo o engenheiro, a liberação do trânsito na Rua Doutor Pedro Zimmermann deve ficar para dezembro. A previsão inicial era para o final de outubro. A Diretoria Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está reorganizando o cronograma para a fase final das obras do Viaduto da Mafisa, segundo o supervisor da unidade em Rio do Sul, engenheiro Elifas Levi Nolasco Marques. O órgão somente espera uma resposta da prefeitura de Blumenau quanto ao término das assinaturas dos contratos de desapropriação.

Por Daniela Pereira

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário