quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Samae intensifica ações para combater a falta de água

As chuvas torrenciais que caíram no final de janeiro e a fortíssima semana de calor do início de fevereiro fizeram a produção de água da ETA II (Rua Bahia), responsável por 70% da produção de água de Blumenau, cair pela metade, enquanto o consumo disparou, atingindo 60% acima da média. Além disso, uma queda de energia no dia 31 de janeiro fez com que a ETA II deixasse de produzir quase 6 milhões de litros durante duas horas. Com tudo isso, nos últimos dias houve desabastecimento em algumas regiões da cidade, em especial as mais elevadas.

Para combater o problema, o diretor-presidente em exercício do Samae, Hilson Raimondi, se reuniu com o prefeito João Paulo Kleinübing na segunda e terça-feira de manhã para fazer um balanço da situação e apontar soluções. Foi constatado que quatro regiões apresentam dificuldades mais críticas de abastecimento: Velha (locais mais altos), Rua Hermann Tribess (Fortaleza), Itoupava Central (ruas Franz Volles, Norma Hadlich, Rodolfo Rohweder, entre outras) e Itoupavazinha (loteamentos Morel e Vale do Selke).

As soluções apontadas foram divididas em curto, médio e longo prazo e seguem abaixo. O Samae também pede para que a população economize água, contribuindo assim para a solução do problema.

Curto prazo:

1) Substituição de válvulas na rua XV (já executado no dia 07/02), garantindo mais 50 litros/segundo de água tratada;
2) Troca de motor de 300 cv por um de 400 cv na Velha, garantindo mais 30 litros/segundo de água tratada;
3) Instalação de um reservatório de 100 mil litros de água na Vila Itoupava, em 15 dias, para abastecer a região norte da Itoupava Central;
4) Aquisição de mais um motor para captação de água bruta na ETA II, em cerca de 30 dias.

Médio prazo:

1) Instalação de uma caixa de 2 milhões de litros na Itoupava Central, até o final de novembro;
2) Readequação da ETA II, aumentando a capacidade de produção de água dos atuais 800 litros/segundo para 1.000 litros/segundo, a ser realizada nos próximos quatro meses.

Longo prazo:

1) Construção da ETA V, próximo à saída da futura Ponte do Badenfurt (Rua Bahia com General Osório), no prazo de 18 meses, produzindo até 400 litros/segundo para atender a Velha e parte da Região Norte da cidade.

Repórter: Jaime Avendano

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário