quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Venda recorde de aparelhos de "ar-condicionado" em Blumenau

Matéria publicada no Jornal Folha de Blumenau, na edição 359.

As vendas de aparelhos de ar condicionado cresceram até 3.233,33% em apenas um dia da semana passada, quando os termômetros registravam até 43°C, e os blumenauenses sentiam na pele o calor excessivo. Os aparelhos sumiram das lojas. Os vendedores disseram que nunca viram nada igual em anos de trabalho. Agora a compra é somente por encomenda, que pode demorar de 20 a 30 dias para chegar.

Somente no Angeloni da Velha foram vendidas mais de 100 peças por dia. O supermercado já tem mais de 200 aparelhos que estão para chegar da fábrica, mas todas já têm endereço definido. Já no Ponto Frio, foram vendidos 150 aparelhos em duas horas e meia.

De acordo com o vendedor da loja Salfer, Rubens Kramer, 40% das vendas são destinadas aos aparelhos de ar condicionado. “Em 28 anos de trabalho nunca vi nada igual. Temos peças que nem chegou na loja e já estão vendidas”, destaca.

Segundo Kramer, nos anos anteriores as vendas eram sazonais e cresciam em média 10%. Só para se ter uma ideia, no ano passado, eram vendidos em média três aparelhos por dia e, esse ano, as vendas aumentaram 900%, vendendo aproximadamente 30 peças por dia. “Só não vende mais porque não tem, mas se tivesse 100 vendia tudo”, assegura.

Na loja Colombo, as vendas cresceram 60%, destaca o vendedor Eduani Rossini. “Antes dos aparelhos chegarem nas lojas, as pessoas já aguardavam o caminhão”, lembra. Agora só tem por encomenda os aparelhos de 30 mil IBTU, que chega a custar R$ 2.979,00, valor que foge do orçamento da maioria da população.

O analista de qualidade Alex Miguel dos Santos já pesquisou em várias lojas e não achou nenhum aparelho que pudesse levar de imediato para a casa. “Meu tio precisou comprar em Itajaí porque em Blumenau não achou, pois só tem para entregar daqui há 20 dias”, reclama. “Vou ser obrigado a comprar daqui uns dias ou comprar e continuar com calor até o aparelho chegar”, acrescenta.

No Magazine Luiza só restava mais três peças expostas, que segundo o vendedor Valdir Edson Rosa já estavam vendidas e aguardando o cliente. A loja também só tem aparelhos por encomenda com prazo de 20 dias para entrega.

Mas, não são somente os aparelhos de ar condicionado que estão em falta, os ventiladores também. A freira Paula Penteado já pesquisou em duas lojas e não encontrou nada. “Não estou achando nem ventilador, provavelmente não vou conseguir comprar hoje”, acredita.

Cuidados

O Programa Nacional de Conservação de Energia (Procel) registrou que 48% da energia gasta no setor comercial é em função dos equipamentos de ar condicionado.

Para um bom desempenho do sistema é necessário alguns cuidados para o equipamento já instalado: limpar e trocar os filtros de ar periodicamente, para que não prejudiquem a circulação de ar; evitar infiltração e exfiltração de ar pelas portas e janelas abertas; e dimensionar iluminação adequada para não gerar muito calor no ambiente.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário