quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Estruturas Desportivas em Blumenau


Acolher para não parar
Pista do Sesi ficará interditada por um ano. Mais de R$ 1 milhão serão gastos só no Ramiro, Galegão e FMD
BLUMENAU - O esporte não pode parar. Para evitar que os atletas blumenauenses percam rendimento, a Fundação Municipal de Desportos (FMD) busca alternativas para amenizar a perda dos locais tradicionais de treinos duramente afetados pelas enxurradas. No momento, está em negociação com associações de empresas, cujas piscinas e quadras serviriam para que os atletas se mantivessem em forma para competições de 2009. De acordo com o gerente executivo da FMD, Elson Campos Ferreira, o esporte em Blumenau volta com força total em meados de fevereiro:

– Os locais de treinamento foram duramente danificados e teremos de nos adequar daqui para frente. Não podemos simplesmente parar.

Dos pontos utilizados pela FMD, os mais atingidos foram a Sociedade Vasto Verde, Bairro da Velha e o Complexo Esportivo Bernardo Wolfgang Werner, o Sesi, no Vorstadt. No Vasto Verde, uma das paredes do Ginásio Nelson Busarello veio abaixo. Os tacos da quadra estão soltos, tortos e não podem ser reaproveitados. As competições de caratê, basquete feminino e futsal feminino, que usavam a estrutura do Vasto Verde, serão remanejadas para outros locais, como adiantou Ferreira.

No Sesi, a preocupação é maior. A pista sintética, que estava pronta para ser inaugurada, não resistiu à força da água e da lama. Ainda não se sabe se será reformada em alguns pontos ou totalmente refeita. Buracos, caroços e ondulações tomaram conta do campo de futebol.

– A pista sintética só será liberada no final de 2009 – afirmou o gerente regional do Sesi, Hermes Tomedi.

A direção do complexo não falou em quanto será gasto para as reformas estruturais. Contudo, adiantou que o campo de futebol será reaberto entre 10 e 15 de janeiro do próximo ano, e poderá sediar os jogos do Metropolitano no Catarinão. As quadras principais e a piscina, para julho.

O Parque Ramiro Ruediger e o Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão, também foram atingidos pelas enxurradas. No Galegão, porém, os estragos foram menores. Faltavam quatro degraus para que a água invadisse a quadra do ginásio, quando a chuva cessou em Blumenau. No Ramiro, o sistema de drenagem das quadras esportivas está comprometido e terá de ser refeito. Ontem, funcionários da secretaria de Obras limpavam a pista de caminhada.

– Só para obras de reforma no Ramiro, Galegão e até no prédio da FMD, serão gastos quase R$ 1 milhão. As obras ocorrerão durante todo o ano que vem – disse Ferreira.

Repórter: raffael.prado@santa.com.br para o Jornal de Santa Catarina
Foto: Rafaela Martins

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário