quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Memórias de Eduardo Deboni, nadador olímpico.

Nadador olímpico, Deboni ficou três dias ilhado em Blumenau

O nadador Eduardo Deboni, que fez parte da delegação olímpica brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim, foi uma das vítimas das chuvas em Santa Catarina. O nadador estava em Blumenau quando a cidade acabou inundada e ficou três dias ilhado, sem conseguir voltar para a capital Florianópolis.

"Eu iria competir em Timbó, no Jasc (Jogos Abertos de Santa Catarina), e fiquei na casa de um amigo em Blumenau. Cheguei em um sábado, quando a água começou a subir. Mas subiu tão rápido que acabei ilhado. Tinha casas com os primeiros andares embaixo d'água, foi desesperador. Nessas horas, você faz o que todo mundo faz e ajuda", relembra Deboni.

Durante o período, ele conheceu várias histórias sobre quem perdeu tudo nos desmoronamentos. "Muita gente perdeu casa, mas teve gente que perdeu tudo mesmo. Com o desmoronamento, nem mesmo o terreno em que a casa foi construída existe mais, foi levado embora. Imagina o que é isso?", lembra Deboni.

Segundo ele, uma nadadora de sua equipe perdeu a casa durante as chuvas. "É triste falar isso, mas eles não precisam mais de alimentos ou água. Não tem mais gente para fazer a triagem. Temos é que arrecadar dinheiro, para ser usado na reconstrução das cidades, para que as pessoas tenham, novamente, lugar para morar", diz o nadador.

Os Jogos Abertos de Santa Catarina, que levaram Deboni para a região atingida, acabou cancelado. Segundo a defesa civil de Santa Catarina, mais de 1,5 milhão de pessoas foi atingido, 78 mil pessoas foram desalojadas pelas enchentes e ainda hoje 33.479 seguem desabrigadas - dessas 6.243 estão em abrigos públicos.

Repórter: Bruno Doro para o Esporte UOL.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário