terça-feira, 9 de dezembro de 2008

História - Estádio do Amazonas (Blumenau-SC)



A Imagem de 1970 mostra o majestoso estádio do Amazonas, de propriedade da Empresa Industrial Garcia, em Blumenau. Foi aterrado a partir de maio de 1974. Constituiu-se, até então, como uma das mais belas praças de esportes de Santa Catarina. O último jogo nesse estádio ocorreu em 26 de maio de 1974. Localizava-se à direita de onde hoje encontra-se a portaria da Empresa Coteminas.

A nota acima foi publicada no Jornal de Santa Catarina (09/01/06) na coluna Almanaque do Vale - Jaime Avendano

O clube Alve – Celeste - ou anilado como era conhecido o Amazonas, fundado por empregados da Empresa Industrial Garcia, já praticavam o futebol desde o inicio do século XX, era o time proletário do bairro Garcia, teve como primeiro estádio por alguns meses, onde hoje é o batalhão do exercito. Depois se transferiu para as proximidades da Rua Ipiranga (conhecida como Rua Mirador), por quase cinco anos, posteriormente por alguns meses, na rua Progresso próximo a Artex, onde existia um bar conhecido como Bar do Iko, e, finalmente, em 1926, mudou-se para o definitivo local, próximo a Empresa Garcia, até ser aterrado pela Artex, em 1974. O nome da praça de esportes Amazonense se chamava estádio da Empresa Industrial Garcia, o mais belo de Santa Catarina até então.
Composto por grandes jogadores que trabalhavam na Empresa Industrial Garcia ou Cooperativa de Consumo dos Empregados, em sua grande maioria, residia em casas de propriedade da Empresa localizadas nas imediações, o time Amazonense foi bom de bola, principalmente no amadorismo, quando enfrentava várias agremiações de todo estado, obtendo resultados expressivos, qualificando-o como um dos melhores clubes de Santa Catarina, no período compreendido entre 1919 e 1944 principalmente, o chamado antigo Amazonas Esporte Clube. Em toda a década de 1920 e 1930, o Amazonas foi campeão em diversos torneiros, e devemos ressaltar quando o clube era presidido pelo notável empresário João Medeiros Jr., que deu a cidade durante muitos anos, com seu raro espírito empreendedor, muitas alegrias, sendo ele responsável por ter introduzido várias melhorias no estádio proletário.

Foto: Arquivo pessoal Adalberto Day e Álvaro Luiz dos Santos)
Texto: Arquivo pessoal de Adalberto Day, através do blog www.adalbertoday.blogspot.com
Adalberto é cientista social e historiador blumenauense.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário