domingo, 14 de dezembro de 2008

Liberada entrada de moradores no Alto Baú

Ilhora - O laudo oficial da equipe de geólogos e técnicos que trabalharam por mais de 15 dias na avaliação dos impactos da chuva na região do Alto do Baú, no município de Ilhota, aponta que os moradores do local só poderão voltar a suas casas para retirar os pertences. Hoje, os moradores poderão entrar no local e retirar os carros. O Alto do Baú foi a região mais afetada do Estado. Cerca de 15 pessoas ainda estão desaparecidas na região, de acordo com um balanço da Defesa Civil. A cidade de Ilhota registrou 27 óbitos.

"No momento, desde que exista uma via alternativa liberada, aconselhamos que os moradores dirijam às suas casas somente para retirada de seus pertences/bens. O retorno dos mesmos fica condicionado às sucessivas inspeções detalhadas que doravante se farão necessárias", diz o laudo.

"A análise permite a liberação da estrada para a entrada das máquinas afim de desobstruir o acesso", afirmou o diretor da Defesa Civil de Ilhota Paulo Drum. O objetivo é fazer com que as pessoas possam retornar as casas apenas para a retirada dos pertences. "Com esse trabalho, os moradores do Alto do Baú vão poder buscar os pertences e retirar os automóveis que não foram soterrados", disse Drum.

O laudo dos geólogos aponta falhas na estrada que vai do Posto de Saúde em direção ao Arraial do Ouro e relata que foram registrados "dois pontos de erosão pelo escoamento superficial da enxurrada e duas casas totalmente soterradas".

"É uma área instável e ainda podem ocorrer vários deslizamentos. O retorno dos moradores vai ficar restrito às inspeções futuras", finalizou Paulo Drum.

O documento é assinado pelo geomorfólogo Joel Pellerim, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pelo geógrafo João Henrique Vilela.

Francisco de Assis, especial para o site Terra.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário