terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Visita presidencial a Blumenau

VISITA PRESIDENCIAL
Lula prepara segunda visita ao Vale do Itajaí
Impedido de seguir de helicóptero até Blumenau em novembro, presidente deve voltar sexta-feira

BRASÍLIA/BLUMENAU - Ainda comovido com os estragos provocados pelas enchentes em Santa Catarina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve retornar ao Estado sexta-feira. Lula chegará no início da manhã e deve passar o dia percorrendo as regiões mais atingidas de Itajaí, Ilhota, Blumenau e Gaspar.

Assessores da presidência chegam hoje ao Estado para preparar o roteiro da visita. No dia 26 de novembro, Lula havia sobrevoado as zonas mais alagadas de Navegantes e Itajaí, mas foi impedido de seguir Vale adentro pelo mau tempo. Ao desembarcar, prometeu retornar tão logo a água baixasse.

Enquanto aguarda a confirmação da viagem, o presidente recebe o governador Luiz Henrique da Silveira, hoje, em Brasília. Lula deve mostrar ao governador um relatório das medidas adotadas pelo governo federal para socorrer o Estado. O levantamento foi encomendado ontem, durante a reunião de coordenação política.

Já Luiz Henrique pretende solicitar a Lula um pacote emergencial para amenizar os prejuízos causados pela catástrofe. De acordo com o estudo a ser apresentado ao presidente, a enchente em 74 municípios deve comprometer em R$ 2 bilhões mensais o PIB do Estado. Entre as reivindicações do governo estão a carência, por um ano, no pagamento das dívidas do Estado com a União e com o BNDES.

Enquanto tenta se recuperar dos prejuízos urbanos, o Estado também começa a projetar as perdas econômicas do campo. Levantamento divulgado ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra uma queda de 0,4% na produção de arroz. O índice, porém, ainda não reflete a queda na safra imposta pelo excesso de chuvas. Segundo a direção da Federação de Agricultura de Santa Catarina (Faesc), pelo menos 15% da próxima colheita estão comprometidos.

– As perdas são muito maiores que as apontadas pela Conab – aponta o vice-presidente da entidade, Enorí Barbieri.

A chuva incessante por mais de 90 dias castigou o Vale, onde estão concentradas 27% da produção de arroz estadual. O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, garantiu que ainda esta semana irá anunciar medidas de socorro aos produtores atingidos:

– Eu já pedi que a Conab fizesse um levantamento caso a caso para ver como vamos tratar esses agricultores – prometeu o ministro.

Fonte: Jornal de Santa Catarina.
Repórteres: daiane.costa@santa.com.br luciane.kohlmann@gruporbs.com.br

2 comentários

Anônimo disse...

Ah!Prometi e consegui ver teu blog, viu?
Bem bacana! Gostei principalmente do link da Prefeitura no alto da página. Sinal de que existem pessoas que acreditam e valorizam nosso trabalho. Obrigada!
Tentarei visitar o blog com frequência, tá?
Abraços,
Julia

Márcio Volkmann disse...

Muito obrigado pela visita, Júlia.
Fique a vontade pra opinar, sugerir e tudo mais.

Boa semana, Abraços.

Postar um comentário