sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Visita Presidencial

Todos terão direito a sacar o FGTS

Lula anunciará benefício aos blumenauenses inscritos no fundo, que terão direito a saque integral

Todos os blumenauenses inscritos no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) terão direito a sacar dinheiro da conta. A liberação vai começar a partir do dia 22 de dezembro e os trabalhadores poderão solicitar o dinheiro dentro de um prazo máximo de 90 dias. O benefício será estendido aos demais municípios atingidos tão logo a União reconheça os decretos de calamidade pública ou de emergência emitidos pelas prefeituras. As regras para as retiradas serão anunciadas hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a segunda visita em menos de um mês ao Vale do Itajaí. A medida integra o pacote de ajuda à região que foi atingida por enchentes e deslizamentos em novembro.

O decreto presidencial que flexibiliza as regras do saque do FGTS – alterando o limite e eliminando a carência de 12 meses – foi assinado quarta-feira e será publicado hoje no Diário Oficial da União. Cópia do documento obtida pelo Santa confirma a liberação integral do dinheiro depositado – hoje o saque é limitado em R$ 2,6 mil.

A Caixa Econômica Federal já reservou o Ginásio do Galegão para fazer o atendimento aos blumenauenses. O plano prevê que 7,5 mil pessoas sejam recebidas por dia, em calendário a ser divulgado a partir da semana que vem.

O superintendente regional da Caixa para o Vale do Itajaí, Jacemar Bittencourt de Souza, lembra que toda a burocracia exigida para a liberação do dinheiro já foi superada. A portaria de reconhecimento da situação de calamidade pública pelo Ministério da Integração Nacional foi publicada segunda-feira e a declaração da área atingida (informando que toda a cidade sofreu estragos) foi emitida pela prefeitura ontem.

Quanto aos outros municípios atingidos pela catástrofe do final de novembro, a Caixa aguarda que as prefeituras façam a declaração da área atingida para poder providenciar a estrutura em cada cidade. Até ontem à noite, a Caixa só havia recebido os dados de Blumenau. Conforme a cópia obtida pelo Santa, o decreto presidencial prevê que todos os residentes em municípios atingidos terão direito ao saque integral.

A chegada do presidente Lula a Blumenau está prevista para as 15h. Ele vai visitar a Escola Básica Municipal Vidal Ramos, no Bairro Vorstadt, onde funciona um abrigo para cerca de 300 pessoas que perderam casas ou tiveram de deixá-las devido ao risco. Ontem à tarde, uma equipe da Presidência da República e do Exército fez inspeção no local. Os moradores do abrigo já haviam sido comunicados da visita ilustre semana passada e têm uma reivindicação única:

– O que eu mais quero é um lar para meu filho, que tem paralisia cerebral – clama a cozinheira Silvânia Valério, 26 anos, que tem outros dois filhos pequenos.

GIOVANA PIETRZACKA, para o Jornal de Santa Catarina.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário