quinta-feira, 7 de maio de 2009

Rede pública fez 5 mil exames de mama em 2009

Blumenau dispõe dos processos fundamentais para o tratamento deste tipo de câncer, como a cirurgia da mama, a quimioterapia e a radioterapia. O tratamento oncológico na saúde pública concentra-se hoje no Hospital Santo Antônio – no Santa Isabel há radioterapia.

– Blumenau consegue atender todos os casos de câncer de mama da cidade e outros da região, do tratamento inicial ao final – garante o diretor de Ações em Saúde da Secretaria de Saúde de Blumenau, o médico Cláudio Pilotto.

Segundo o ginecologista e mastologista Charles Berger, que atua nas equipes dos hospitais Santo Antônio e Santa Catarina, os tratamentos se equivalem no item qualidade:

– No SUS e na rede privada, não há diferença nos medicamentos de quimioterapia e as equipes seguem o mesmo protocolo de tratamento.

Para prevenção, a rede pública dispõe de dois mamógrafos. De acordo com Pilotto, é possível suprir com folga a demanda de exames pelo SUS. Até o final de abril, 5.553 mamografias foram feitas em Blumenau. Um dos mamógrafos foi doado pelo Instituto Avon à Rede Feminina de Combate ao Câncer e está no Hospital Santo Antônio. Os exames de mama e colo de útero, através da Rede, são gratuitos. Às mulheres diagnosticadas com o tumor maligno, a entidade presta apoio psicológico.

Na rede privada, o Centro de Oncologia do Hospital Santa Catarina tem equipe multidisciplinar para atender, em média, 30 mulheres com câncer de mama por mês. A oncologista Denise Machado explica que o hospital tem quimioterapia com medicações usadas em qualquer capital e radioterapia com aparelhos de última geração:

– Houve incorporação de tecnologia e medicações que propiciam melhor qualidade de vida e aumento dos índices de cura. A tendência é a individualização do tratamento mediante estudos que possibilitam conhecer as características de cada tumor.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário