segunda-feira, 11 de maio de 2009

Vitória contra o câncer

Domingo de sol reúne 1.193 pessoas que se exercitam para chamar atenção sobre a doença

BLUMENAU - Na concentração em frente ao Galegão, Ursula da Cunha, Maria Celeste Lopes e Erotides Pedron comemoravam a vitória antes mesmo da largada. Não que as três sejam atletas profissionais cheias de confiança. O clima de já ganhou tinha outra razão. Estas mulheres venceram uma caminhada muito mais difícil e dolorosa: o tratamento de um câncer. Ontem de manhã, como forma de celebrar a saúde que agora esbanjam, se juntaram a outras 1.193 pessoas para participar da Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama.

– Isso aqui hoje é uma alegria total. Tenho de comemorar esta saúde toda. Depois do câncer passei a valorizar muito mais a minha vida – alegra-se Ursula, 55 anos.

Desde que derrotou a doença, em 2000, a dona-de-casa adotou uma alimentação mais saudável e o hábito de caminhar, costumes que a ajudaram a percorrer, sem perder o fôlego, os quatro quilômetros propostos pela organização do evento. Enfrentar a doença também mudou o comportamento da escriturária Maria Celeste, 59:

– Tudo o que eu imaginava fazer antes da doença, e não tinha tempo, agora estou fazendo. Minha expectativa de vida mudou para melhor.

A quem ainda está na luta contra o câncer, Erotides, 54, aconselha a manter o alto astral, pensar positivo e se apegar a Deus para se fortalecer. Ursula complementa:

– Cuide da alimentação e busque o apoio de sua família e da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

As três participaram da caminhada. Ao final do trajeto, voltaram para casa com medalha de participação e largos sorrisos. Entre os corredores, que percorreram 7,3 quilômetros, foram premiados os cinco primeiros homens e as cinco primeiras mulheres a cruzar a linha de chegada. Além da medalha de participação, ganharam troféu e vale-compras. Venceram Cleide Maria de Souza, 35, com o tempo de 28min51s, e Elson Gracioli, 34, com 24min20s. Os dois são atletas profissionais, acostumados a subir no pódio. Eles receberam também uma viagem para o Rio de Janeiro.

Cleide é esportista desde os nove anos e há 10 se profissionalizou. Ela, que participa de competições mundiais, precisa conciliar a carreira esportiva com a de agente dos Correios. Elson mora em Rio do Sul. Entre as conquistas está o bicampeonato da Maratona de Blumenau em 2002 e 2003. O atleta comemorou a vitória em dobro. No início do ano fez cirurgia para corrigir uma lesão no púbis e só voltou a treinar no final de março:

– Agora vou me preparar para vencer a próxima Maratona de Blumenau, em agosto.

Fonte: Daiane Costa, no Jornal de Santa Catarina

Celebridades entregam premiação

A corredora Cecilia Vieira também foi homenageada. Aos 61 anos, era a participante mais idosa presente na hora da premiação. Ela ganhou troféu das mãos dos atores Sidney Sampaio e Daniel Dalcin. Os dois e as atrizes Juliana Boller e Ellen Roche, entregaram a premiação aos vencedores e arrancaram gritos do público que se aglomerou em frente ao palco montado na calçada do Galegão.

Ellen e Juliana destacaram a importância de fazer o autoexame, para detectar o câncer de mama. A Caminhada foi uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Controle de Câncer e do Sindicato das Indústrias de Fiação Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), com o patrocínio da Texfair e Cia Hering.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário