terça-feira, 6 de outubro de 2009

VLT (veículo leve sobre trilho) em Blumenau ?


Veículo como este pode ser utilizado no futuro em Blumenau

Novas opções para o sistema viário de Blumenau

Secretário de Planejamento e presidente do Seterb falam sobre trânsito e mobilidade urbana

O VLT – Veículo Leve sobre Trilho, também conhecido como metrô de superfície (foto) pode ser uma opção de transporte num futuro próximo em Blumenau. Essa foi uma das alternativas apresentadas pelo secretário de Planejamento do Município Walfredo Balisitieri ao se reunir com o Conselho e a Diretoria da Acib nesta segunda-feira (05) para falar sobre o sistema viário em Blumenau. Segundo ele, hoje o valor de um projeto desse tipo está fora da realidade da nossa cidade, mas aos poucos vem ficando mais acessível. “Estamos solicitando verbas para o BID só para o projeto”, anunciou.

Para curto prazo, Balistieri anunciou medidas como o prolongamento da rua Humberto de Campos, a construção da Ponte do Badenfurt e a conclusão do binário da rua Paris. Além disso, devem ser construídos mais dois terminais urbanos: no Badenfurt e na Itoupava Central. Estão projetados também 140 quilômetros de ciclovias interligadas aos corredores de ônibus por toda a cidade.

Outros projetos para o futuro com relação ao sistema viário apresentados pelo secretário são o uso do rio Itajaí-Açu para o transporte fluvial, a implantação de uma linha ferroviária e a utilização do aeroporto Quero-Quero para transporte de passageiro.

Mobilidade urbana

Quem também participou da reunião desta segunda-feira foi o presidente do Seterb Rudolf Clebsch. Ele divulgou números assustadores com relação ao trânsito: no ano de 2008 houve 39 mortes no trânsito contra 24 homicídios em Blumenau. Não é para menos, na cidade há um veículo para cada 1,62 habitantes. Só em 2008 os mortos e feridos em acidentes de trânsito custaram ao Estado R$ 271 milhões.

Segundo Clebsch, Blumenau é a única cidade de Santa Catarina que não possui fiscalização eletrônica nos semáforos e isso pode agravar a situação. “Na medida em que não punimos os infratores, dividimos esse custo com todos aqueles se comportam de forma ordeira no trânsito”, assinalou.

Fonte: Acib

1 comentário

Anônimo disse...

Lindo ler tudo isso aí..
Lindo mesmo..

o metrô de superfície, as novas ciclovias, a ponte do badenfurt e o binário da rua Paris..

Tudo lindo, perfeito..

Mas se for considerado que no mês que vem, a cratera da Rua 2 de Setembro completa 1 ano, e que a rua nova, que daria acesso por trás do dique da Fortaleza, ainda nem está pronto (na certa estão esperando a cratera aumentar).. a gente sabe que isso tudo é coisa de papel, que jamais vai sair de lá, ou se sair, vai levar muitos e muitos e muitos anos ainda..

E daí eles "fogem" do assunto pra falar de fiscalização eletrônica no semáforo ? Oras, com o tamanho dos buracos encontrados nas nossas ruas, correr em semáforo é a coisa que a gente menos faz !

;(

Postar um comentário