domingo, 3 de maio de 2009

Comitiva do COI se encanta com projeto do Rio de Janeiro

Inspetores elogiaram a parceria entre os governos federal, estadual e municipal

Na tarde deste sábado, os integrantes do Comitê Olímpico Internacional (COI) falaram publicamente pela primeira vez desde o início da inspeção no Rio de Janeiro e adotaram um tom mais sério. Mas nem por isso economizaram nos elogios. Impressionados com as apresentações dos brasileiros e com o trabalho conjunto dos governos federal, estadual e municipal para trazer as Olimpíadas de 2016, os membros da comitiva disseram exatamente o que as autoridades sonhavam ouvir.

- Eu não falaria aqui de coisas negativas. Mesmo assim, só posso fazer comentários positivos, porque tudo que vimos até agora é positivo. Viemos para avaliar a capacidade técnica e tivemos todas as respostas necessárias. Recebemos garantias sólidas. Ficamos bastante impressionados pela alta qualidade das apresentações – disse Nawal El Moutawakel, presidente da comitiva de inspetores.

Encantada com o comprometimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Nawal fez questão de citá-lo e fez o mesmo com o prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral. Mesmo sem fazer comparações diretas com Chicago, Tóquio e Madri, a marroquina se mostrou positivamente surpresa com a atuação conjunta dos três níveis de governo.

- Não estamos aqui para comparar as cidades, mas o que vimos aqui no Rio foi um envolvimento pesado dos três níveis de governo com os Jogos. Ficamos impressionados pelo fato de as Olimpíadas se encaixarem perfeitamente no plano de longo prazo do Brasil. Lula disse que o país está pronto, que o povo está pronto e que ele mesmo está pronto para receber os Jogos – explicou.

O legado do Pan Rio-2007, principalmente as instalações esportivas, foi outro aspecto elogiado pelos avaliadores. Eles ressaltaram que o Comitê Rio-2016 soube mostrar que a Olimpíada será uma continuidade dos legados do Pan. A realização da Copa do Mundo-2014 foi outro fator benéfico ao Rio apontado pela comissão.

- Posso dizer que Copa será um bom evento-teste - concluiu Nawal.

Fonte: ClicRBS, com informações do Globoesporte.com e da Lancepress!

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário