domingo, 3 de maio de 2009

Brasil "seguramente" terá caso de gripe suína, afirma diretor do Ministério da Saúde

Brasil registra 14 casos suspeitos de gripe suína e monitora 37 pacientes

O diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, afirmou hoje que o Brasil, com certeza, registrará algum caso de gripe suína (AH1N1), em função do grande número de países afetados pela doença.

—Seguramente nós vamos detectar casos de pessoas vindas de outras áreas. O trabalho da vigilância brasileira é para impedir o contágio entre pessoas dentro do país para conter o avanço da doença — explicou em entrevista no Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde informou hoje que há 14 casos suspeitos de gripe suína no Brasil. Outros 37 estão sendo monitorados, sendo que um dos casos é no Rio Grande do Sul.

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) já enviou ao Brasil os insumos necessários para realizar os testes confirmatórios da gripe suína. Conforme explicou Hage, os chamados primers são espelhos do DNA do vírus que vão permitir a comparação com o material coletado dos pacientes com casos suspeitos no país.

O diagnóstico sai em 48 horas. Os kits serão distribuídos a três centros de pesquisa brasileiros: Instituto Adolfo Lutz (São Paulo), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz, no Rio de Janeiro) e Instituto Evandro Chagas (Belém).

O Ministério da Saúde reforçou a vigilância epidemiológica e mudou os critérios para os pacientes que passam a ser monitorados pela Vigilância Sanitária. Agora, passageiros procedentes até mesmo de países onde a doença sequer tenha sido detectada, mas que apresentarem febre e tosse terão que passar por exames clínicos e um acompanhamento das autoridades de saúde durante 10 dias.

Fonte: clicRBS

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário