terça-feira, 29 de setembro de 2009

Guia da Oktoberfest ! Fotos, curiosidades e tudo mesmo sobre a Oktoberfest 2009, em Blumenau

Acompanhe o Blog também pelo TWITTER, ou assine nosso FEED (recebendo todas as novidades do blog em seu email). O FEED você pode assinar do lado direito superior do Blog. Matéria postada no Blog Nova Blumenau A cópia de parte ou de todo o texto é permitida, desde que seja citada a fonte (Blog Nova Blumenau).


Este é o cenário de um dos maiores espetáculos culturais do Brasil

Em Outubro o parque Vila Germânica se transforma.

No palco da maior festa alemã das américas: a nossa Oktoberfest !

Em 25 edições da festa, mais de 16 milhões de pessoas já passaram por aqui. E em 2009, de 01 a 18 de Outubro, são esperadas 700.000 pessoas.

Nas sextas e sábados, a Oktoberfest chega a receber 90.000 pessoas/dia.

Os pavilhões abrem às 19:00, quando famílias, vovôs, vovós e netinhos aproveitam a festa de forma mais tranquila. Com o passar das horas, os pavilhões lotam...

90% da música tocada na festa é alemã. São quase 900 horas de animação.

O chope em metro atrai homens e mulheres. A competição consiste em tomar mais rapidamente uma tulipa de chope (600 ml). A bebida é ingerida em temperatura ambiente.

A bebida predominante na festa é o chope. Chope oficial: Brahma; Chope artesanal servido por 7 cervejarias da região; Cervejas importadas. O curioso é que 40% do público não bebe chope ou cerveja. Para estes, a festa dispõe refrigerantes e água.

Biergarten, ou jardim das cervejas, é mais um espaço para se provar os diferentes sabores da Oktoberfest.

E por falar em sabores, a culinária típica também é bastante diversificada. Na Oktoberfest é possível saborear pratos como o tradicional marreco assado, ou um einsbein, ou ainda um kassler. Mas para quem não gosta de nada disso, também tem x-alemão, cachorro quente, batata recheada e outros lanches. Os pratos da foto, pela ordem, da esquerda pra direita, são: Marreco Assado (marreco, com repolho roxo, purê de maçã e de batatas), Einsbein (joelho de porco, purê de batatas, salsicha branca e vermelha), Kassler (costela de porco com batatas, chucrute, salsicha branca e vermelha)

Os desfiles da rua XV de Novembro são um atrativo a parte. Uma verdadeira demonstração da cultura germânica presente em Blumenau.

A cada edição da festa são realizados 6 desfiles. A cada desfile, aproximadamente 2 mil pessoas se apresentam. E outras 20 mil assistem a esse verdadeiro show...

Onde mais você veria uma motocicleta divertidíssima que distribui chope pelas ruas da cidade durante a festa?

Um encontro de gente bonita...

O vovô e vovó Chopão, figuras marcantes na Oktoberfest.

Todas idades prestigiam a festa...

Coreografia de uma das atrações do desfile.

Venha brindar em Blumenau. Venha para a Oktoberfest !!!

Ein prosit Blumenau. Ein prosit, Oktoberfest !!!


Oktoberfest Blumenau - A maior festa Alemã das Américas

Inspirada na Oktoberfest de Munique - maior festa da cerveja do mundo que deu seus primeiros passos em 1810, no casamento do Rei Luis I da Baviera com a Princesa Tereza da Saxônia - a versão blumenauense da festa nasceu da vontade do povo em expressar seu amor pela vida e pelas tradições germânicas. Sua primeira edição ocorreu em 1984.

Em Blumenau a Oktoberfest está na alma do povo, faz parte da história de cada um.
São 18 dias de festa em que os blumenauenses se integram com turistas de todo o Brasil e do exterior. Não há quem não se encante com os desfiles da Rua XV de Novembro, com a participação da Sociedade de Atiradores (Clubes de Caça e Tiro), com a apresentação dos Grupos Folclóricos e com a primorosa organização da festa.

A Oktoberfest de Blumenau ostenta um número admirável: em suas 25 edições reuniu mais de 16 milhões de pessoas no Parque Vila Germânica. Todas as tradições alemãs afloram na sua máxima expressão através da música, da dança, dos belos trajes, da refinada culinária típica e do saboroso chope. Em sua 26ª edição, a expectativa é que 700 mil pessoas prestigiem a maior festa alemã das Américas.

Oktoberfest para a família

Se à primeira vista a Oktoberfest parece uma festa somente para jovens, no Parque Vila Germânica o que se vê não é exatamente isso. Quando abrem os pavilhões, às 19h, o público predominante é de vovôs, vovós e casais com crianças. A preocupação tanto com o público da melhor idade quanto com os pequeninos é evidente: na programação da festa, consta uma tarde especial para a melhor idade. Já nos pavilhões, é possível visualizar a “Kinder Haus”, ou casa da criança, um espaço destinado à identificação dos pequenos, cuja preocupação é garantir a rápida identificação dos pais, caso eles se percam.

Nos últimos anos, durante o mês de outubro, a segurança também se torna ainda mais presente em Blumenau. O número de policiais civis e militares aumenta para garantir a tranquilidade dos festeiros. Medidas como Oktober Segura - programa que conscientiza as pessoas a voltarem para casa de táxi ou van - também são oferecidos aos freqüentadores da festa.

A festa e seus impactos econômicos

Principais hotéis da cidade apresentam ocupação total de seus leitos durante o mês de outubro. A procura para os finais de semana da festa, aumentou consideravelmente comparada a procura do ano passado. A movimentação econômica do município se reflete também nos transportes, os taxistas da cidade recebem em média um aumento de 30% na demanda.

Com o vigor da Lei Seca, os números se tornaram mais expressivos de 2008 pra cá. Quem se hospeda nos hotéis da cidade e quem cumpre com a lei, acaba prestigiando ainda mais os taxistas que trabalham no período da festa.

Além dos setores de serviços, outro setor de recebe incremento é o comércio da cidade, que também lucra com a Oktoberfest. O volume das vendas do varejo aumenta em 8% em outubro. Cerca de 1.200 empregos diretos e indiretos são gerados para atender o número de pessoas que passa por Blumenau. Muitos desses empregos são aproveitados ainda, para os meses de Novembro e Dezembro, período em que as vendas triplicam devido ao natal.

Os desfiles da Oktoberfest

Os desfiles da 26ª edição serão inspirados nas comemorações dos 180 anos da imigração alemã em Santa Catarina. A proposta é fazer uma ponte entre o passado e o presente. Como era a vida dos primeiros colonizadores e como o cotidiano foi se desenvolvendo ao longo dos tempos.

O tema será explorado em 15 carros alegóricos, destacando ainda alguns atrativos turísticos do município, a exemplo do Bierwagen (Jardim da Cerveja), que no tempo da colonização serviu de ponto para o desembarque dos primeiros alemães que chegaram à região.

Além dos diversos carros alegóricos, diversas alas vão lembrar a colonização germânica, com variedade e alegorias e até de coreografias.

Gastronomia

Nos restaurantes e pontos de venda de alimentos na Vila Germânica são servidos pratos típicos de origem alemã, diversos tipos de sanduíches, salgados, crepes, churros, codorna recheada, batata assada, batata frita e frios. Existe ainda, um restaurante que oferece um bufê alemão completo. No total, são mais de 50 pontos de venda de chope e refrigerantes.

A gastronomia alemã é vasta, mas alguns pratos são unanimidade entre os conhecedores da culinária alemã, conheça alguns:

Kassler - Costeleta de porco, acompanhada de salsicha branca e vermelha, purê e chucrute.
Eisbein - Joelho de porco com purê, chucrute e salsichas branca e vermelha.
Marreco Assado - Um dos pratos mais típicos da região, o marreco é servido com recheio, arroz, repolho roxo e purê de batata e de maçã.

Música

A música tradicional alemã hoje faz parte da vida de todos os blumenauenses. São raros os bailes ou festas em que ela não se faz presente. Na Oktoberfest ela é peça fundamental, e sua maior graça é ouvi-la tocada pelas bandas típicas, com o sotaque característico de Blumenau. Vale lembra ainda, que 90% da música da festa é alemã.

Bandas e DJs trazidos da Alemanha animarão a festa

A 26a Oktoberfest está repleta de novidades. Três bandas alemãs já foram contratadas para garantir a animação da festa: Heidelberg Quartett of Five, Original Haderlumpen e Alan Best und die Gaudibuam. O diferencial deste ano é a contratação de DJs, sete deles vindos diretamente da Alemanha: Yves Murasca, Dave DK, Chopstick, Julietta, Namito, Oliver Klein e Robert Babicz, além da presença da consagrada VJ Heiligenblut.

Chope em metro

O Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro vai animar o Setor 3 do Parque Vila Germânica. As inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, ao lado do palco, com a organização, até o início do concurso. Blumenauenses e turistas com mais de 18 anos podem participar. A regra do concurso é bem clara: O concorrente que beber um metro de chope (600 ml), em menos tempo, sem babar ou tirar a tulipa da boca, vence a competição.

Cada noite haverá um vencedor. Destes, ao final da festa, serão eleitos os três melhores tempos, da disputa feminina e masculina, e ganharão medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugar. No último dia da festa, será conhecido o tomador de chope que fez o menor tempo em todos os dias de competição nos dois naipes.

Oktober Card - com a cara na Oktoberfest 2009

Outra novidade divertida da festa 2009 são os cartões virtuais animados - Oktober Cards - que estão disponíveis no site www.oktobercard.com.br. O objetivo é que as pessoas se divirtam convidando os colegas para vir a festa de uma forma criativa. Ao todo são dois modelos de corpinhos animados (masculino e feminino) que podem ser personalizados em seis cenários da festa.

Oktoberfest ainda mais segura

Embora os índices de ocorrência durante a festa sejam baixos, a organização não deixa de se preocupar com a segurança dos Oktoberfesteiros. Em função disso, este ano a promoção terá rotas de fuga, corredores de rápida circulação que proporcionarão agilidade no atendimento. As rotas de fuga são espaços para atuação, em especial, da polícia, corpo de bombeiros e atendimento médico.

Confira a programação da 26a Oktoberfest:

Abertura oficial da festa
Será no dia 1º de outubro, às 22h, logo após o desfile oficial de abertura, às 19h30min, pela Rua XV de Novembro. Entrada gratuita.

Horários
Sábados

Setor 1 e 2 e Biergarten abrem às 11h

Setor 3 abre às 18h

Domingos

Setor 1 e 2 e Biergarten abrem às 11h

Setor 3 não abre, exceto dia 11/10

Horários válidos também para o dia 12/10

Demais dias

Biergarten e setores abrem 18h

O setor 3 não abrirá nos dias 04, 05, 06, 13, 18/10.

Preços:

Ingressos:

Sextas e sábados e no dia 11, o ingresso custa R$ 15,00.
De segunda a quinta, custa R$ 5,00.
Sábados e domingos os ingressos serão cobrados a partir das 15h;
Dias 4 e 18, a entrada é gratuita a partir das 11h;
Pessoas vestidas com traje típico alemão não pagam entrada.
Obs: Meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos.

Chope

O copo de 400ml custará R$ 4,00.

Desfiles oficiais na Rua XV de Novembro
Dia 1º - quinta-feira, desfile de abertura – às 19h30min
Dia 03 – sábado – às 17h
Dia 07 - quarta-feira – às 19h30min
Dia 10 – sábado – às 17h
Dia 14 - quarta-feira – às 19h30min
Dia 18 – domingo – às 10h

Bierwagen
O Bierwagen (Carro da Cerveja) fará a distribuição gratuita de chope pelo Centro da cidade no período vespertino.

Festa da Melhor Idade
Será no dia 8 de outubro, das 12h às 17h, nos Setores 1 e 2.

Chope em metro

O Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro será realizado diariamente, às 22h, no Setor 3 – com exceção dos dias 04, 05, 06, 08, 13, 15 e 18/10. A participação é gratuita. O concurso consiste em tomar mais rapidamente uma tulipa de 1m de chope (600ml). A bebida é servida em temperatura ambiente.

Rainha da Oktoberfest 2010

Concurso para Escolha da Rainha e Princesas da 27ª Oktoberfest. Será no último domingo da festa, dia 18, às 20h. Entrada gratuita.

Cervejas
Nos Setores 2 e 3, chope oficial Brahma;
No Setor 1, cervejas artesanais da região;
No Biergarten, chope Brahma e cervejas importadas.

Programação eletrônica na 26ª Oktoberfest

A programação eletrônica da 26ª Oktoberfest, que inicia na próxima quinta-feira, dia 01, está completamente definida. Treze DJs marcarão presença nas quintas, sextas e sábados da festa, sempre no Setor 3 do Parque. Além dos DJs alemães, Yves Murasca, Dave DK, Chopstick, Julietta, Namito, Robert Babicz e Oliver Klein, a programação é composta pelos DJs nacionais: San Schwartz, Aninha, Alex Dias, Carioca, Diogo Mazza e Anthony Garcia.

Ao total, serão oito noites (dias 02, 03, 08, 09, 10, 15, 16 e 17) dedicadas à música eletrônica. Nas quintas-feiras (08 e 15), o público poderá desfrutar da apresentação dos DJs por oito horas, a partir das 19h, com a abertura dos portões da festa. Nas sextas-feiras (02, 09 e 16) e sábados (03, 10 e 17), os DJs entram após as bandas, à 1h e permanecem no comando até o fechamento dos pavilhões, às 5h.

Conheça os DJs:

Yves Murasca – Nome forte da House Music, Yves já se apresentou em vários países como Espanha, Itália, Polônia, Áustria e Ucrânia, e em famosos clubes na Alemanha como King Kamehameha, em Frankfurt, China Lounge, em Hamburgo e 8Seasons, em Munique. Além do seu talento como DJ, ele se tornou um produtor internacionalmente respeitado e bem sucedido durante os últimos anos.

Dave DK - Dave lançou sua primeira gravação em 1998. No ano seguinte se tornou DJ Residente do Club Tresor em Berlim. Ele constantemente tenta espalhar a música eletrônica procurando por novos sons. Para Dave DK, música é um modelo de vida, o qual é capaz de aumentar suas habilidades. “Eu tenho uma paixão pela vasta gama entre House e Techno, assim como por música pop e elementos da pista de dança dos anos 90”, diz Dave.

Chopstick - Nascido no sul da Alemanha, morando atualmente em Berlim começou sua carreira musical há dez anos. Como DJ, seus sets são ecléticos e inspiradores, passando pelo House, Electro, Techno e Minimal Techno. Esse é um dos principais motivos pelo qual em tão pouco tempo de carreira, já tenha sido requisitado para mostrar seu talento nos quatro cantos do mundo. Chopstick já remixou para artistas como Madonna e Britney Spears.

Julietta – A DJ descobriu as primeiras festas de House no início dos anos 90. Desde então entrou no mundo da musica por si só. Hoje, é residente do famoso Harry Klein e do Flokati, ambos em Munique. Além disso, reside em mais três clubes: Krang (Amsterdã/Holanda), Kama Kama (Camaiore/Itália) e Wilde Glocke (Salzburgo/Áustria). Seu estilo trafega entre o House e o Techno. Julietta costuma misturar faixas antigas e modernas em seus sets. Ela tem a intuição específica para a faixa certa na pista de dança, consegue construir uma apresentação que prende e fascina o ouvinte até a última música.

Namito - Com uma carreira de mais de 18 anos, a música de Namito se tornou marca registrada dentro dos clubes alemães. Regularmente se apresenta nos famosos Tresor, Sternradio e o antigo E-Werk. Em março de 2003, Namito lançou um disco anti-guerra em conjunto com Dr. Motte, o fundador da Love Parade. A faixa Bush Fire foi lançada no dia em que a América atacou o Iraque. O ano de 2006 foi um sucesso completo para Namito, com lançamentos em selos como Kling Klong e Great Stuff, além de um remix da música Kosheens em cooperação com seu amigo Martin Eyerer. Muitos DJs mundo afora tocam produções suas e, esse ano, Namito lança o álbum Eleven, o qual estará disponível na Oktoberfest.

Oliver Klein - Seus sets dinâmicos e energizantes são notoriamente famosos ao redor do mundo. Os fãs de techno de todos os lugares admiram o carismático alemão de Dortmund, que é dedicado e entusiasmado em cada minuto de sua performance. Em seus sets, ele experimenta novos sons, sempre a procura da batida perfeita. E, foi em meados dos anos 80, aos 16 anos, que Oliver Klein se empolgou pela primeira vez com um DJ. Foi no “Rollerhome” em Dortmund onde ele teve sua primeira experiência com a música certa no momento certo. Fascinado tanto pela música quanto pela mixagem, ele começou cedo a “girar as rodas de aço”.

Robert Babicz – Nasceu na Polônia, mas desde os anos 80 mora na Alemanha, onde se naturalizou e iniciou sua carreira, em meados da década de 90. Em 1989, com a queda do muro de Berlin, começam a acontecer os grandes festivais de música eletrônica como a Love Parade em Berlin, e a música Happy Answer de Babicz, estoura como um dos grandes hits da época.

No fim dos anos 90, Robert Babicz começou a produzir um estilo completamente diferente do que estava acostumado a fazer e a qualidade musical desses projetos se tornou cada vez mais importante no seu trabalho. Quem conhece o trabalho de Babicz, sabe que a qualidade musical das suas produções é um dos seus maiores diferenciais.

San Schwartz - É o primeiro DJ profissional de Santa Catarina e principal
representante da cena eletrônica local. Sempre presente nas festas do Estado, é residente de três clubes do Vale: Kiwi em Itajaí, São Rock e Enjoy em Balneário Camboriú.
Foi o único DJ brasileiro mencionado como “Big Boy From Brazil” na
revista inglesa Mix Mag, sendo considerado um dos melhores produtores do
país.

Aninha - A blumenauense é uma das principais mulheres presentes no cenário
eletrônico nacional. Com técnica apurada, Aninha nunca deixou de demonstrar personalidade musical nos seus sets. Iniciou carreira em 2003, um ano depois de ganhar seu primeiro disco de vinil do, então novo amigo, DJ Carioca, no
Café Pinhão em Porto Belo.

Em 2005 tornou-se residente do clube Warung em Itajaí, logo alcançou vôos nacionais e internacionais como em elogiadas apresentações no Skol Beats em São Paulo, Bahrein em Buenos Aires, DC10 em Ibiza e Soap em Hannover na Alemanha.

Alex Dias – É um DJ de muita técnica e produtor de grande talento, seus sets
são pra cima, cheios de groove e surpresas, perfeitos para grandes públicos. Natural de Curitiba, já se apresentou em diversos clubes e eventos no Paraná e Santa Catarina.

Em destaque no cenário eletrônico nacional, Alex não pára de produzir,
suas músicas são tocadas na BBC Rádio1 de Londres e também em sets do
alemão Paul Van Dyk, Judge Jules, Eddie Halliwell, Funkagenda, Monika
Kruse, Mistress Barbara, Andy Cato (Groove Armada), entre outros.

Carioca - Aplaudido por John Digweed, Robert Owens, Fernanda Abreu e tantos outros artistas, Carioca soma apresentações de alto nível em sua longa carreira
de fidelidade com a House Music. Sua primeira compilação mixada em CD, lançada em 2001, é uma boa legenda: DJ Carioca ‘The Persistence Of
House’ percussion by Dennis Julian .

Apareceu como DJ Carioca em 92, no lançamento do seu programa, hoje “Curto Circuito In The Mix”, na Real FM de Rezende/RJ. Em 94 migrou para Curitiba, onde
assumiu a pista dos primeiros grandes clubes, o Legends e a Rave, trabalhando focado na diversão e informação musical.

Diogo Mazza – O DJ tem dez anos de carreira, começou a discotecar quando
trabalhava na loja de discos inglesa XSF Records. Logo se tornou residente
do The Clinic, em Londres e do St. Lequipe Anglais, em Oxford. Quando
voltou iniciou residência nos principais clubes de Curitiba, como o
Mediterrânea e a Muzik. Foi indicado na mesma época ao prêmio
Revelação no Cool Awards.

Diogo é advogado, músico e guitarrista, seus sets são elaborados e cheios
de musicalidade, fora sua extensa pesquisa musical, que já nos proporcionou
a introdução do estilo Electro House, e dos primeiros sets de Minimal
House na cena eletrônica do sul do país.

Anthony Garcia – DJ Garcia já é conhecido dos festeiros que freqüentam a Oktoberfest. Na edição de 2006, foi o residente da Brahma Haus, tenda eletrônica dentro da festa. De acordo com a Revista DJ Sound, Garcia faz parte da lista dos 100 Melhores DJs do Brasil, e, foi indicado como DJ revelação do prêmio DJ Sound Awards 2008.

VJ Heiligenblut - Manuela Leu, mais conhecida como VJ Heiligenblut, faz vídeo projeções ao vivo em festas e eventos. A criação de clipes de música e design de flyers para clubes é também uma de suas paixões, além de viajar para o Oriente Médio. Seu estilo único, ingênuo e expressivo é transmitido através das suas imagens que atraem o telespectador em eventos como Festival de Cannes, Sonar, Contact Europe VJ Festival, Digital Analog Festival, entre outros.

Confira a programação eletrônica da 26ª Oktoberfest

Sexta-feira, 02:

1h – DJ Garcia (até o fechamento do Setor)

Sábado, 03:

01h - Yves Murasca

03h - San Scheartz

Sexta-feira, 09:

1h – DJ Garcia (até o fechamento do Setor)

Quinta-feira, 08:

19h - Aninha

23h - Dave DK

01h - Chopstick

Sábado,10:

01h - Robert Babicz

03h - Alex Dias

Sexta-feira, 16:

1h – DJ Garcia (até o fechamento do Setor)

Quinta-feira, 15:

19h - Carioca

23h - Julietta

01h - Namito

Sábado,17. Auf Wiedersehen! (Ate breve!)

01h - Oliver Klein

03h - Diogo Mazza

Quintas-feiras e sábados: VJ Heiligenblut

Fonte: Norberto Mette, presidente do Parque Vila Germânica
Repórter: Rafaella Fernandes
E-mail: imprensa@parquevilagermanica.com.br

Veja o vídeo produzido pela agência Propague para divulgação da Oktoberfest 2009:


Quer mais? Então veja:


Como chegar a Blumenau?

Exibir mapa ampliado

Conheça mais sobre Blumenau no site da Prefeitura Municipal, e sobre a Oktoberfest no site oficial da festa.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário