segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Mais de 5 mil pessoas devem participar do Dia Sem Carro em Blumenau

“O simples ato de não levar o seu veículo para rua nesta terça-feira, 22, é uma forma de contribuir para o ‘Dia Sem Carro’”, lembra o gerente da Escola Pública de Transito (EPT), mestre em Educação, Delcio César Dallagnolo. Conforme o professor, cerca de 5 mil blumenauenses devem aderir a ação.

A intenção é despertar na comunidade a consciência para o uso de meios alternativos de transportes, diferentes do uso individual do veículo. Contando com a participação dos munícipes, o Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes (SETERB), está disponibilizando 20 ônibus adicionais nas linhas troncais desde as 6h30 até às 19h. Outros 6 ônibus estarão circulando das 19h às 22h para reforçar o atendimento a comunidade.

O “Dia Sem Carro” está incluso na agenda da Semana Nacional de Trânsito, que tem 21 diferentes atividades entre os dias 18 e 25 de setembro. Na edição deste ano, parte da rua Nereu Ramos (entre as ruas Dr. Luís de Freitas Melro e 7 de Setembro) estará fechada para atividades de lazer.

Organizado anualmente, no dia 22 de setembro, diversos países de todos os continentes já aderiam ao projeto. Esta é a terceira vez que Blumenau desenvolve a ação. A promoção é da Escola Pública de Trânsito, com a parceria com a Escola Barão do Rio Branco e Associação Blumenauense Pró-Ciclovias (ABC).

As atividades começam às 7h, com a interrupção do fluxo de veículos na rua Nereu Ramos e segue até às 19h. Momento que, além de liberar o trafego, inicia um passeio ciclístico em frente a Escola Barão, percorrendo as principais ruas centrais da cidade.

Semana Nacional de Trânsito:
Com mais de 40 diferentes ações programadas para o mês de setembro, 21 destas desenvolvidas entre os dias 18 a 25, o Seterb tem como intenção reduzir o número de ocorrências de trânsito em Blumenau e alertar o cidadão para o uso consciente dos meios de transporte.

A organização da Semana Nacional de Trânsito é responsabilidade da Escola Pública de Trânsito (EPT). Para a edição deste ano, busca-se trabalhar com condutores e pedestres questões relacionadas à colaboração, respeito, amizade, tolerância, gentileza, cooperação e solidariedade. O tema central da campanha é “Educação para o Trânsito”. Para acessar a programação completa da “Semana” clique no link ao lado: CLIQUE AQUI.

Escola Pública de Trânsito:
A Escola Pública de Trânsito é uma gerência do Seterb que cuida de todas as ações voltadas para educação dos blumenauenses no trânsito. Fundada em 1997, possui plano político pedagógico reconhecido pelo Conselho Municipal de Educação. Em março deste ano, passou a ser coordenada pelo professor universitário e mestre em educação Delcio César Dallagnolo, que está reformulando os trabalhos da EPT. Neste período, já foram atendidos, pelas palestras e ações educativas da escola, mais de 36 mil moradores de Blumenau.

Para agendar uma das atividades da Escola Pública de Trânsito, interessados devem entrar em contato por meio do fone: (47) 3323-2155. Ou e-mail: ept@seterb.sc.gov.br

Repórter: Tarciso Souza

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário