sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Programação: Conferência Municipal de Cultura de Blumenau

4° CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE BLUMENAU
Conselho Municipal de Cultura de Blumenau e Fundação Cultural de Blumenau

Tema : “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”
Data : 25 e 26 de setembro de 2009
Local : Universidade Regional de Blumenau, rua Antonio da Veiga, Blumenau,SC
Realização : Fundação Cultural de Blumenau
Conselho Municipal de Cultura de Blumenau
Prefeitura Municipal de Blumenau
Apoio : SESC e FURB

( Metodologia proposta conforme orientação do MINC para a realização das conferências municipais de Cultura preparatórias para a realização da II Conferência Nacional de Cultura .)

SEXTA FEIRA, 25 de setembro de 2009

19:00 horas - Cerimônia de Abertura : Hino Nacional , Brevissimas falas das presidentes da FCBlu , do CMCBlu. e do Prefeito de Blumenau
Fala de introdução das palestras sobre os Eixos Temáticos do tema geral das conferências de Cultura em 2009 : Presidente da Mesa Prof. Dr. JOSÉ ROBERTO SEVERINO , Departamento de História da FURB .

PALESTRAS :
Eixo Temático 1 “PRODUÇÃO SIMBÓLICA e DIVERSIDADE CULTURAL”: Produção de Arte , diálogos interculturais , formação, democratização da informação - Prof. Dra. MARIA JOSÉ RIBEIRO / Prof.Tuca , FURB
Eixo Temático 2 “ CULTURA , CIDADE e CIDADANIA : Cidades como espaço de produção, intervenção e trocas culturais , garantias de direitos e acesso a bens culturais - Prof. Dra. TAIZA MARA , UNIVILLE .
Eixo Temático 3 “ CULTURA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL” : Importância estratégica da Cultura no processo de desenvolvimento - Sr. SYLVIO JOÁO ZIMMERMANN NETO , Diretor de Desenvolvimento Econômico – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Blumenau
Eixo Temático 4 “ CULTURA e ECONOMIA CRIATIVA Economia como estratégia de desenvolvimento - Sr. CHARLES NARLOCH , Diretor Executivo da Fundação Cultural de Joinville.
Eixo Temático 5 “ GESTÃO E INSTITUCIONALIDADE DA CULTURA” : Fortalecimento da ação do Estado e da participação social no campo da Cultura – Prof. Dr. MILTON DE ANDRADE , Diretor Geral do Centro de Artes , UDESC .

PARTICIPAÇÃO DO PLENÁRIO :

Perguntas do plenário para os palestrantes , condução do Presidente da Mesa, Prof. Jose Roberto Severino.

ENCERRAMENTO :
Palavra final do Presidente da Mesa , Prof. José Roberto Severino
( Continuação da conferência no sábado , 26 de setembro )

SÁBADO , 26 de setembro de 2009

08:30 horas : Apresentação do CAMERATA DE VIOLÕES da FURB , Direção do Violonista Prof. RENATO MOR

O9:00 horas : Grupos de Trabalho ( GTs ) divididos conforme os Eixos Temáticos para discutir, formular e deliberar sobre propostas de estratégias , à luz dos eixos e sub-eixos temáticos definidos no Regimento Interno da II Conferencia Nacional de Cultura
Formação de um Grupo por eixo para a elaboração das propostas de estratégias. Os GTs serão formados de acordo com a escolha de cada integrante pela participação de determinado eixo temático , independentemente da área artístico- cultural a qual pertença.

Importante, o resultado do trabalho que cada GT deverá apresentar na reunião plenária que acontecerá no período da tarde deverá conter :
a) Um breve texto resumo sobre as reflexões do seu grupo sobre o assunto do seu eixo temático
b) Duas a três propostas de estratégias à luz do eixo temático do seu grupo para cada âmbito : municipal, regional, estadual e nacional .

10:30 horas : Intervalo

10:50 horas : Continuidade dos Gts Eixos Temáticos

12:30 horas : Intervalo / Almoço

13:30 horas : Eleições - Seis indicações para conselheiros na Gestão 2010 - 2011 do Conselho Municipal de Cultura de Blumenau e Indicações para representantes da Conferência Municipal de Cultura de Blumenau na Conferência de Cultura Estadual ou II Conferência Nacional de Cultura .

14:00 horas : Continuidade dos GTs Eixos Temáticos

16:00 horas : Intervalo

16:20 horas : PLENÁRIA , Apresentação pelos relatores dos GTs das propostas de estratégias elaboradas à luz dos eixos temáticos para os contextos , municipal, regional, estadual e nacional . Cada GT¨deverá apresentar entre duas a três propostas de estratégias para cada âmbito municipal , regional , estadual e nacional )

18:00 horas : Encerramento da 4° CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE BLUMENAU

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário