quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Música Folclórica Alemã no Teatro Carlos Gomes

A Escola de Música do Teatro Carlos Gomes estréia HOJE - 30 de setembro -, às 19h, o "Grupo de Música Folclórica Alemã", com o objetivo de contribuir para preservação da cultura germânica. Formado por meio de uma parceria com o "Blumenauer Volkstanzgruppe", do Centro Cultural 25 de Julho, o projeto visa dar continuidade e fundamento sólido ao trabalho de "Volksmusik" do grupo.

A Escola de Música foi escolhida como a instituição ideal para isso. Como resultado, a parceria pode aproximar os alunos e professores de música erudita às tradições de seus antepassados e aumentar o brilho dos eventos de tradição germânica em Blumenau. A iniciativa de criar o grupo foi proposta pelo aluno Stefan Ziel, integrante da "Blumenauer Volkstanzgruppe", organizador do trabalho de música que culminou nas duas edições da "Volkstanzfest" com vários grupos musicais.

Com suas melodias encantadoras a "Volksmusik", música popular de raiz alemã, serviu de inspiração para compositores como Mozart, Schubert, Brahms e Strauss. Preservada com muito zelo no sul da Alemanha e na Áustria a "Volksmusik" sempre interagiu com a música erudita.

Intermediadores importantes eram os organistas e professores escolares que levaram a música erudita até o interior do país e também fixaram em forma de partituras aquilo que por séculos crescia no peito do povo e só existia na tradição oral. Também na região de Blumenau os cantos e as melodias da "Volksmusik" estavam vivos até meados do século XX.

Hoje, porém, poucas pessoas idosas ainda sabem cantar as melodias. Um patrimônio que infelizmente está se perdendo no tempo e não foi alvo de pesquisa. Para resgatar a verdadeira "Volksmusik" que a Escola de Música está apoiando a "Blumenauer Volkstanzgruppe", do Centro Cultural 25 de Julho.

Interessados em participar do "Grupo de Música Folclórica Alemã", devem procurar a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, telefone (47) 3037-3400. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Fernanda R. S. Momm
Presse Comunicação Empresarial

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário