terça-feira, 29 de setembro de 2009

Oktoberfest e festas de Outubro: Ocupação dos hotéis já alcança 95%

Matéria publicada na edição 319, no dia 28-09-2009, da Folha de Blumenau

A dois dias do início da 26ª Oktoberfest, a economia da cidade começa a sentir os impactos positivos. O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sihorbs) já registra a ocupação de 100% dos 4,2 mil leitos para o final de semana do feriado - entre 9 e 12 de outubro - e 95% para os finais de semana da festa.

De acordo com o presidente do Sihorbs, Emil Chartouni, a procura do turista pelos leitos tem acontecido desde abril. A maioria deles vindos de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Chartouni dá como certa a ocupação de 100% dos leitos nos três finais de semana e 80% durante segunda e quinta-feira, já considerado acima do normal. “Este ano, a procura começou mais cedo do que o habitual. A exposição da cidade por causa da reconstrução estimulou o interesse das pessoas visitarem a festa”, considera.

A mesma avaliação é compartilhada pelo presidente da Vila Germânica, Norberto Mette, que nutre a expectativa de atingir um público superior a 700 mil pessoas nesta edição da festa. A marca é ousada, já que desde 1995 os pavilhões não recebem mais do que 690 mil visitantes. No ano passado, 594.636 festejaram nos três setores do parque. “Muita gente comenta que está vindo à festa para ver como a cidade reagiu após a catástrofe. É um processo semelhante à edição de 1984”, compara.

Superlotação

A iminente superlotação dos hotéis estimula outro setor: a locação informal. A guia turística Sônia Regina Becker conhece os frutos que a atividade rende durante o período de festa. Há 13 anos, ela administra negociações entre turistas e proprietários de imóveis. Para este ano, 70% das 60 casas que ela administra já foram reservadas para o feriadão, por turistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Para Sônia, o movimento só não é maior por causa da data de início da Oktoberfest, que vai do dia 1º a 18 de outubro. “A festa deveria começar depois do dia 5, quando as pessoas receberam o pagamento. Neste ano, a primeira semana só não teve tanta procura por conta do cronograma, que prejudica os negócios”, critica. Ainda assim, ela mantém a expectativa de negociar com o mesmo número de turistas do passado, 250 pessoas.

As imobiliárias, por outro lado, não analisam as duas semanas de festa como oportunidade de expandir os negócios. Conforme o diretor de locação do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis (Secovi), Tadeu Azi, nenhuma das 25 imobiliárias associadas decidiu trabalhar com negociação de imóveis para turistas. “Desconheço qualquer imobiliária da cidade que queira focar nesse público. Ano passado, os proprietários e as empresas se incomodaram demais com a bagunça e o baixo retorno financeiro que tiveram. Isso desestimulou”, resume.

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