segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Chove metade do esperado para o mês

Temporal de ontem foi de 70mm em Blumenau. Estado também sofreu com chuva de granizo

BLUMENAU - Exatos 20 dias depois de dois tornados atingirem o Oeste, Santa Catarina volta a ser alvo de temporais. O final de semana foi marcado por tempestade, chuva de granizo e vento em 15 municípios. Desta vez, as regiões mais atingidas foram o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Sul e Oeste. O Departamento Estadual de Defesa Civil estimava, ontem, que 1,5 mil casas foram danificadas e cerca de 6 mil pessoas afetadas. Da tarde de ontem até as 7h da manhã de hoje deve chover 70mm na região de Blumenau, o que corresponde à metade do esperado para setembro, segundo o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) da Furb.

Com a chuva que começou no início da tarde de ontem, a Rua Progresso, em frente ao cemitério, sofreu com deslizamento de terra que interditou meia-pista. Segundo a Guarda de Trânsito, o fluxo de veículos não foi interrompido. A limpeza da rua deve ser feita hoje. Na região central, as ruas São Paulo e Floriano Peixoto registraram pontos de alagamento.

Em Ilhota, a Defesa Civil foi pessoalmente acompanhar o nível do Ribeirão Braço do Baú, que ameaçava transbordar. Às 22h de ontem, havia pontos de alagamento na Estrada Geral, o que exige atenção dos motoristas que forem obrigados a passar pelo local hoje. O município registrou a perda de 95% das plantações de verduras e hortaliças, em decorrência da chuva de granizo de sábado à noite.

O granizo também caiu em Timbó, onde as ruas ficaram cobertas de gelo. O Bairro das Capitais foi um dos mais atingidos. A queda de gelo ocorreu depois das 19h e durou 10 minutos. Veio acompanhada de rajadas fortes de vento. Antenas parabólicas foram destruídas e carros tiveram a lataria amassada. No entanto, o temporal não chegou a causar grandes prejuízos, apenas destelhamentos, segundo o Corpo de Bombeiros.

A previsão é que o tempo continue instável até sexta-feira, com tempo nublado, abertura de sol e pancadas de chuva. Para hoje, com o avanço de uma frente fria sobre o Estado, o aviso é de chuva intensa e rajadas de vento, notadamente para o período da tarde. A temperatura cai para 16 °C.

Fonte: Santa

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário