domingo, 27 de setembro de 2009

Previsão indica grande volume de chuva nos próximos dias em Santa Catarina

Acumulado pode superar o esperado para todo o mês em sete dias

A Central RBS de Meteorologia alerta para a previsão da permanência do tempo instável nos próximos dias em Santa Catarina. As análises meteorológicas indicam que áreas de instabilidade devem permanecer sobre o Estado e provocar grande volume de chuva.

A tendência é que nos próximos sete dias, chova o esperado para todo o mês em algumas regiões.

De acordo com o meteorologista Cléo Kuhn, o acumulado de chuva entre este domingo e o dia 3 de outubro deve se aproximar de 200mm nos municípios mais próximos ao Rio Grande do Sul (faixa entre o Oeste e o Litoral Sul), e na parte central do Estado, o Planalto Serrano.

O excesso de chuva está relacionado com o fenômeno El Nino — aquecimento do Oceano Pacífico na altura da linha do Equador, que provoca mudanças nos ventos e regimes de chuva no Continente.

Defesa Civil

A Defesa Civil Estadual informa que a previsão de grandes volumes de chuva indica a possibilidade de novas ocorrências relacionadas ao mau tempo. O solo encharcado fica vulnerável à deslizamentos.

As pessoas devem ficar atentas à movimentação de terra ou de rochas próximas de suas residências e à inclinação de postes e árvores.

Ao confirmar qualquer um destes indícios a família deve abandonar o local e acionar a Defesa Civil Municipal, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, no 193.

Em caso de queda de granizo, é indicado que pessoas busquem abrigos sob casas de alvenaria com lage, fechem portas e janelas. Durante tempestades, não é aconselhável o uso de equipamentos elétricos ou telefone.

O telefone da Defesa Civil Estadual para emergência, 24 horas, é o (48) 3244-0600.

Sul do Estado

Conforme o major Márcio Luiz Alves, coordenador da Defesa Civil, há a preocupação com a alta do nível dos rios no sul do Estado, principalmente em Araranguá e na divisa com o Rio Grande do Sul. Os moradores ribeirinhos devem ficar atentos à alta no nível do rio e abandonar as residências em caso de transbordamento.

Fonte: DIARIO.COM.BR

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário