domingo, 26 de julho de 2009

Aumento anual de motos é o dobro dos carros

Brisa no rosto e sentimento de liberdade sobre as duas rodas. Eleger a moto como veículo tem se tornado hábito entre os blumenauenses. Desde 2002, enquanto o número de motos aumentou, em média, 12% ao ano em Blumenau, o de automóveis cresceu 5,26%. Nos últimos 11 anos, a frota de motocicletas cresceu 72,28%.

Segundo levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), circulam hoje na cidade 31.077 motocicletas e 118.783 carros. A proporção é de um carro para cada três habitantes e uma moto para cada 10 blumenauenses.

Para o diretor de Trânsito do Seterb, José Carlos de Oliveira, o aumento da frota é justificado pela facilidade na aquisição e a agilidade que proporciona no tráfego.

Oliveira vê com preocupação o crescimento do número de motocicletas, mas acredita que se for combinado com a direção prudente, será um dos caminhos para desafogar o trânsito.

Estilo de vida

O protético Carlos Augusto Adam, 49 anos, também fez a escolha pela liberdade proporcionada por uma moto. “Não é só lazer, é esporte e prazer. E a adrenalina vicia”, argumenta.

Há 30 anos, Adam optou pela motocicleta e há sete integra o grupo blumenauense Blu Riders. Juntos, já cruzaram estradas do País rumo ao Mato Grosso do Sul e à fronteira gaúcha com o Uruguai. “Ao mesmo tempo que é um esporte individual, instiga a solidariedade. Quando a moto quebra na estrada sempre surge apoio”, conta.

Mortes de motociclistas representam 66% do total

Nesta segunda-feira (27) é comemorado o Dia Nacional do Motociclista. Mas as estatísticas de Blumenau não permitem celebração. Nos cinco primeiros meses de 2009, foram registrados 2.255 acidentes, 721 (32%) deles envolveram motos. Até o final de maio, o Município registrou 21 mortes no trânsito, dos quais 14 (66%) eram motociclistas.

Na tentativa de reduzir as fatalidades, o mês foi escolhido pela Escola Pública de Trânsito para desenvolver palestras sobre pilotagem e leis de trânsito. Cerca de 2 mil motociclistas participaram.

“A imperícia e a irresponsabilidade é a maior causa dos acidentes envolvendo motos. O condutor precisa entender que deve ser altamente responsável. Se acontecer o acidente, ele é a parte mais frágil”, adverte o diretor de Trânsito, José Carlos de Oliveira.

Fonte: Folha de Blumenau

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário