terça-feira, 21 de julho de 2009

Gripe A: Vale tem mais três casos confirmados

Jovem de 28 anos permanece em estado grave na UTI, em Blumenau

BLUMENAU - Mais três pessoas foram diagnosticadas com gripe A no Vale do Itajaí, ontem. O caso mais complicado é em Blumenau, onde um jovem de 28 anos permanece internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Catarina (HSC). Em Itajaí, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as duas pessoas confirmadas com o vírus estão em casa, em quarentena domiciliar, e passam bem. Em nota oficial, ontem à noite, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado confirmou apenas um caso em Itajaí e acrescentou à lista um homem de 43 anos, de Florianópolis; e um homem de 26 anos, morador de Cocal do Sul. Santa Catarina tem 64 pessoas contaminadas pelo vírus.

O paciente de Blumenau está internado desde a última quarta-feira. Segundo boletim médico emitido ontem à tarde, o jovem, que respira por aparelhos, “apresenta melhora gradual do quadro clínico”. A família do paciente teria procurado o hospital espontaneamente e, no momento da internação, o jovem teve material coletado para exame no Laboratório Central (Lacen), em Florianópolis. A confirmação veio domingo. Este é o primeiro caso da doença com necessidade de internação hospitalar em Blumenau.

– O estado dele ainda é grave, mas a saúde do paciente vem evoluindo positivamente há três ou quatro dias. A expectativa é que essa melhora se confirme – afirma o médico intensivista do HSC, Roque Angerami.

Ainda é desconhecida a forma como o jovem contraiu a doença. Como ele não fez nenhuma viagem à zona de alto contágio no último mês, a suspeita é de que tenha contraído o vírus pelo contato com outra pessoa infectada, relata o diretor da Vigilância em Saúde de Blumenau, Marcelo Schaefer. Há ainda cinco casos suspeitos de gripe A em Blumenau. Todos aguardam resultado de exames, que devem começar a chegar ao município esta semana, segundo Schaefer.

Desde abril, 26 casos suspeitos foram descartados em Blumenau, a partir de resultados negativos de exames. Outras quatro pessoas foram confirmadas com o vírus. Estas já foram tratadas e curadas, e não têm mais chances de transmitir a doença. Em Itajaí, dos dois novos casos confirmados ontem de manhã pela Secretaria de Saúde, já se sabe que um é importado. O outro está em investigação.

Repórteres Daiane Costa e Rafael Waltrick, no SANTA

Boletim médico
“O paciente, de 28 anos, está internado no Hospital Santa Catarina de Blumenau (HSC Blumenau) desde o dia 15 de julho de 2009. Inicialmente, apresentou doença respiratória aguda grave. E, no momento, ele está com suporte ventilatório por aparelhos. Ele permanece sedado e apresenta melhora gradual do quadro clínico”.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário