segunda-feira, 20 de julho de 2009

Prefeitura de Blumenau firma convênio com instituto de Geologia do Rio de Janeiro

A Prefeitura de Blumenau acaba de firmar um convênio de consultoria com a Geo Rio Fundação Instituto Geotécnica, um dos órgãos de Geologia mais importantes no País, vinculados à Secretaria de Obras da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Com a parceira, o município poderá receber apoio na elaboração de projetos e no treinamento dos profissionais que compõem o recém-criado departamento de Geologia da Prefeitura de Blumenau.

O grupo carioca esteve na cidade 10 dias após a tragédia de novembro de 2008 e se revelou impressionado com a quantidade de deslizamentos que ocorreram na região - ao todo, mais de 3 mil pontos.

A criação de um setor exclusivo de Geologia dentro da Prefeitura de trata-se de uma iniciativa diferenciada do município, já que a maior parte das cidades brasileiras têm apenas serviços de consultoria na área.

Sobre a Geo Rio
O Georio existe há 34 anos, quando a cidade do Rio de Janeiro passou por fortes chuvas e sofreu graves deslizamentos. Após a calamidade, o Rio de Janeiro foi a primeira cidade a montar um instituto de Geologia no País.

Atualmente, a equipe do Geo Rio conta com um sistema de monitoramento denominado Geo Rio Alerta, por meio do qual é possível acompanhar informações tais como condições do tempo, das chuvas e probabilidade de escorregamentos na região. O sistema é utilizado em apenas alguns locais do mundo como Hong Kong, Índia e Estados Unidos.

Repórter: Natacha Amaral

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário