sábado, 25 de julho de 2009

Violência em Blumenau é uma das menores do País

Blumenau foi considerada uma das cidades menos violentas do País, em pesquisa divulgada pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos. O levantamento apresenta o Índice de Homicídios na Adolescência, que mede a probabilidade de um adolescente ser assassinado. Blumenau, na análise, apresentou índice nulo.

No Brasil, a cada 1 mil adolescentes entre 12 e 19 anos, 2,03 podem ser assassinados. Em dados gerais da pesquisa, cerca de 33,5 mil adolescentes podem ser vítimas de homicídio em todo o País, em um período de sete anos.

Implantado em 2003, o Disque Denúncia Nacional, pelo telefone 100, já atendeu mais de 100 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Em Blumenau, não é diferente, segundo a diretora do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Aparecida Oliveira, as denúncias têm aumentado gradativamente. “A cidade contabiliza, em média, cerca de 10 denúncias de agressões a menores por semana, com aproximadamente um ou dois novos casos por dia”, informa.

Maria Aparecida diz que a maioria das agressões e maus-tratos - 90% dos casos denunciados - acontece dentro da família, relacionada à violência física e sexual. O Conselho Tutelar de Blumenau promete divulgar na próxima quarta-feira (29) os dados de 2008 relativos à violência contra menores. A conselheira Anelize Schlosler limitou-se a dizer que os números só poderiam ser revelados pelo colegiado.

Nos dias 4, 5 e 6 de agosto, a Secretaria da Criança e do Adolescente promove a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Viena Park Hotel.

Fonte: Folha de Blumenau

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário