terça-feira, 28 de julho de 2009

Prefeitura promove Conferência Municipal de Educação nesta quinta-feira, dia 30

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, promove na próxima quinta-feira, dia 30, a Conferência Municipal de Educação. A primeira etapa do evento, que faz parte da Conferência Nacional da Educação (Conae), ocorre a partir das 8h30mim, no Teatro Michelangelo, na Uniasselvi (rua Engenheiro Udo Deeke, nº. 531, no Salto do Norte).

Gestores educacionais (diretores), trabalhadores da educação, pais e alunos, além de outras entidades da sociedade civil e representantes da rede pública e privada de ensino dos níveis básico e superior podem participar do evento. As inscrições, para as entidades civis, ainda podem ser feitas até às 8h30min no próprio local do evento. Para os demais participantes as inscrições já estão encerradas.

De acordo com o secretário adjunto de Educação, Osmar Matiola, a expectativa é de que a Conferência reúna cerca de 500 participantes. O objetivo é discutir e apresentar sugestões sobre o tema central da Conferência: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação e o Plano Nacional de Educação.

O tema central será subdividido em seis eixos, dos quais três serão debatidos em Blumenau:
* Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional.
* Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
* Financiamento da Educação e Controle Social

Outras 34 cidades debatem o assunto, de acordo com os eixos selecionados para cada local. Além de debater o tema, os participantes farão a seleção dos delegados, que representam a cidade na etapa regional. Ao todo, serão destacados 360 delegados, dentre os quais 98 gestores, 98 trabalhadores da educação, 98 estudantes, 46 pais de alunos e 20 representantes dos conselhos e entidades.

As conclusões sobre o debate serão apresentadas na Conferência Regional de Educação que acontece no dia 27 de agosto, também em Blumenau.
As etapas Estaduais e Nacional também já têm data definida. Em outubro deste ano ocorre a Conferência Estadual e em abril de 2010 é a vez da etapa Nacional.

Conferência Nacional de Educação
A Conferência Nacional de Educação (Conae) é um espaço aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. O objetivo do evento é tematizar a educação escolar, da Educação Infantil à Pós Graduação.

Confira a programação:
7h30min às 8h30min – Credenciamento e Coffee Break
8h30min – Abertura
9h – Apresentação CONAE
Aprovação do Regimento Interno da Conferência
9h45min – Plenária dos Eixos I e V
12h – Almoço
13h30min – Plenária do Eixo III
16h20min – Eleição dos Delegados, por segmento participante
18h – Encerramento
Sua presença é indispensável para a construção democrática de políticas públicas para a
educação.

Repórter: Julia Voigt

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário