sábado, 18 de julho de 2009

Blumenau em alerta contra a gripe A

Município cria Comitê de Saúde para acompanhar evolução da doença e treinar profissionais para atender pacientes

BLUMENAU - A partir de segunda-feira, três diretorias da Secretaria de Saúde formarão um comitê de profissionais que acompanhará a evolução da gripe A no município. Além disso, todos os profissionais de saúde em Blumenau serão capacitados para combater a nova gripe. A decisão foi tomada sexta-feira, quando foi decretado estado de alerta na cidade em razão do aumento do número de casos da doença em Santa Catarina e da atual condição de epidemia da Argentina com reflexos no Rio Grande do Sul.

O diretor de Vigilância em Saúde, Marcelo Schaefer, explica que os profissionais do município, com o auxílio de dois técnicos e um médico epidemiologista, atualizarão diariamente os dados da gripe A na cidade e no Estado. O objetivo do Comitê de Saúde é informar com rapidez à Secretaria de Estado da Saúde sobre todos os atendimentos ocorridos em Blumenau em menos de 24 horas. São dados sobre casos suspeitos, hospitalizados, coleta de material e casos descartados.

– Vamos trabalhar de forma diferente daqui para frente. Ainda estamos aprendendo sobre este vírus e com o comitê poderemos antecipar ações frente a qualquer situação nova sobre a gripe A – argumenta Schaefer.

Além da Vigilância em Saúde, as diretorias de Ações e Assistência à Saúde participam do grupo que pretende combater o avanço da gripe A em Blumenau. A secretaria de Ações em Saúde irá orientar profissionais que trabalham nos ambulatórios gerais e postos. A diretoria de Assistência à Saúde vai atuar diretamente com hospitais e na Policlínica Lindolf Bell.

Para seu filho ler

Você deve estar ouvindo falar bastante sobre como uma nova gripe, chamada gripe A, vem deixando bastante gente doente aqui em Santa Catarina e em todo o mundo. Veja o que pode fazer para evitar a doença:

- Lave as mãos com água e sabonete seguidamente, principalmente antes das refeições
- Prefira brincar em lugares ventilados ou a céu aberto, se estiver fazendo tempo bom
- Proteja-se do frio usando agasalhos
- Evite ficar muito perto de alguém gripado
- Coma bem e tome bastante líquido

Raffael do Prado, no Santa

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário