sábado, 25 de julho de 2009

Oktober terá vila do chope artesanal

Decoração dos pontos de venda das cervejarias, no Setor 1, será padronizada em estilo alemão

BLUMENAU - Uma pequena cidade alemã será erguida no Setor 1 do Parque Vila Germânica durante a 26ª Oktoberfest. As construções, com traços de arquitetura germânica, abrigarão sete cervejarias artesanais em 5 mil metros quadrados. A 70 dias da festa, produtores de chope artesanal, protagonistas da festa, e o presidente da Vila Germânica, Norberto Mette, discutem o esboço do projeto para a criação da vila que abrigará Bierland, Das Bier, Eisenbahn, Opa Bier, Schornstein, Wunderbier e Zehn Bier.

O objetivo do projeto é padronizar a decoração, criando uma unidade visual aos 10 pontos de venda de chope artesanal.

– Ano passado o cenário era desorganizado, feio até. Cada cervejaria destacava a marca de uma maneira diferente. Uma queria aparecer mais do que a outra. Queremos definir um padrão – justifica Mette.

Espaço prevê rota de fuga em caso de emergência médica

O espaço cenográfico está sendo desenvolvido pelo escritório Caza Arquitetura, de Blumenau, que venceu licitação, há 10 dias. A partir do esboço apresentado terça-feira, as cervejarias poderão optar pela sugestão padronizada ou aperfeiçoar o espaço de venda, por conta própria, levando em conta as próprias necessidades na hora de servir os foliões.

Os detalhes da produção e valores de investimento ainda serão definidos pelas cervejarias e devem ser apresentados até sexta-feira, em nova reunião entre organização, escritório de arquitetura e artesanais. A Caza também ficará responsável pelo merchandising dos participantes e decoração das ruas da cidade. De acordo com Mette, o projeto licitado custou R$ 75 mil à Vila Germânica.

O administrador da cervejaria Schorstein, Maurício Zipf, aprovou o tema, mas pretende reproduzir a fachada do prédio da artesanal de Pomerode, tombado pelo patrimônio histórico, inclusive com a tradicional chaminé.

– O conceito do projeto é legal, mas vamos melhorar o espaço porque cada 15 centímetros de balcão aberto é lucro na hora de servir o consumidor – avalia.

Além dos pontos de venda de chope, a vila do chope do Setor 1 ganhará uma nova praça de alimentação. Por determinação do Corpo de Bombeiros, será feito um corredor, chamado de rota de fuga, a ser usado em emergências.

A participação das sete cervejarias da região foi garantida por renovação de contrato, prevista na licitação do ano passado. Cada uma das cervejarias pagou pelo menos R$ 16,5 mil por um ponto de venda de chope na festa.

Repórter Júlia Borba, no SANTA

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário