sexta-feira, 24 de julho de 2009

Museu da Família Colonial apresenta a História da Medicina

O Museu da Família Colonial apresenta a partir desta sexta-feira, 24, a instalação museológica Saúde – Memória – Objetos, pensada com o intuito de mostrar a história da medicina e da saúde na região. Para tanto, o Museu recorreu a objetos e à própria história da medicina, para auxiliar a percepção do visitante acerca dos instrumentos utilizados por médicos da região. Assim como remeter à vivência do cotidiano médico, seja no consultório ou mesmo em atendimentos domésticos - que se faziam necessários devido à baixa quantidade de profissionais da saúde.

Ao entrar em contato com esta exposição o visitante perceberá as modificações pela qual os instrumentos passaram ao longo dos tempos, devido ao rápido desenvolvimento sofrido pela medicina. A maioria dos objetos expostos pertenceu aos médicos Alfredo Hoess e Anton Hafner.

O Museu da Família Colonial fica na Alameda Duque de Caxias, 78 e a entrada custa R$ 2. O Museu está aberto de terça a sexta-feira das 9 às 17 horas; sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. Informações também são possíveis pelo telefone 3322 1676. A coordenação dos trabalhos é da Fundação Cultural de Blumenau.

A História da Medicina
As primeiras experiências e descobertas acerca do corpo humano remetem ao Egito Antigo. O processo de mumificação utilizado por este povo permitiu diversas descobertas na anatomia dos corpos. Os gregos, por sua vez, foram pioneiros no estudo dos sintomas das doenças, sendo Hipócrates considerado o “pai” da medicina, até os dias atuais.

Durante a Idade Média experimentos com o corpo eram extremamente raros, sendo estes proibidos pelo clero. Por este motivo, a maioria das doenças era tratada com o método da sangria, que utilizava na grande maioria das vezes sanguessugas. No período do Renascimento Cultural, que ocorreu na Europa (nos séculos XV e XVI), médicos iniciaram estudos científicos e testes de laboratório, com o intuito de explicar e evitar doenças.

O Sistema Circulatório foi descoberto no século XVIII. A partir deste período a medicina passou a compreender melhor a anatomia e a fisiologia. Louis Pasteur, no século XIX, percebeu que as bactérias eram responsáveis por grande parte das doenças. Com esta descoberta iniciou-se um processo de higienização tanto na medicina, quanto na vida cotidiana de diversos povos e culturas, que refletiu nos conceitos atuais de higiene.

A Colônia Blumenau, fundada em 1850, teve como primeiro médico o imigrante Guilherme Friedenreich, veterinário e homeopata, e também obstetra diplomado e muito hábil. [1] Dois anos mais tarde chegou da Alemanha Fritz Müller, recém formado em Medicina. Este, porém, preferiu não exercer a profissão na qual se formou.

O próprio Dr. Blumenau fora prático em farmácia, mas também não chegou a “... empregar as suas virtudes curativas ou mitigantes dos sofrimentos alheios”. [2] Franz Keiner (farmacêutico vindo em 1853) e Guilherme Friedenreich por muitos anos deram conta de atender a população da Colônia, sempre aconselhados, quando não orientados, por Fritz Müller e pelo próprio Dr. Blumenau. [3].

No ano de 1874, devido ao aumento do número de moradores e de doenças na colônia, foi construído um pequeno hospital, o Hospital Santo Antônio, na Rua Itajaí. A partir da criação desta unidade de auxílio aos enfermos, tem início a história institucional da medicina em Blumenau. Atualmente a cidade conta com 5 Hospitais que procuram atender as demandas do Município e da região.

Texto: Guenter Reblin Junior (Acadêmico em História – FURB)
1] Blumenau em Cadernos – Tomo XLI – N. 1 – Janeiro – 2000.
[2] Idem.
[3] Idem.

Repórter: Marili Martendal

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário