quarta-feira, 15 de julho de 2009

Ponte de Ibirama: Reaberta para carretas

Ponte de Ibirama volta a comportar tráfego de até 45 toneladas, mas estrutura será monitorada

IBIRAMA - O vaivém de caminhões e carretas na BR-470 entre Blumenau e Ibirama comprova a mudança no percurso com a liberação do trânsito para veículos de até 45 toneladas na ponte sobre o Rio Hercílio. A decisão foi tomada segunda à noite pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit). Sexta-feira, o Dnit já havia liberado o tráfego para veículos de até 22 toneladas.

A ponte estava interditada desde o dia 29 de maio. O engenheiro Iziquia Constantino, da A. Gaspar S/A, empresa responsável pela recuperação da estrutura, reconhece na passagem do tráfego pesado um risco capaz de comprometer o fortalecimento provisório da estrutura, feito com as obras.

– Estamos correndo um risco em função da dificuldade da região toda. Foi uma medida provisória. Estamos monitorando e, em caso de algum colapso, vamos interromper o tráfego – alertou.

A liberação do tráfego pesado é vista com preocupação por técnicos, mas caminhoneiros como Anderson Rodachinski, 31 anos, comemoram a decisão. O motorista de Paranaguá (PR) usava a ponte ontem de manhã para transportar 28 toneladas de carne e comemorava por não precisar recorrer a rotas alternativas.

– Se liberaram o trânsito para caminhões é porque devem ter certeza da condição de segurança. Já imaginou um caminhão caindo de lá? – comenta o caminhoneiro Jetruão Brits, 41, que saiu segunda-feira de Itapiranga, no Extremo-Oeste, com destino a Itajaí com a carga de 23 toneladas de frango.

Moradores da Rua Blumenau, estrada de terra ao lado da ponte que serviu como desvio para motoristas de caminhões durante a interdição, também consideram positiva a mudança.

Na ponte, o trânsito ainda flui em meia-pista. Semáforos nos dois extremos controlam a passagem dos veículos. A única restrição é para veículos com autorização especial de trânsito, geralmente cargas indivisíveis, em dimensões excedentes.

O Santa tentou contato ontem com o engenheiro do Dnit de Rio do Sul, Elifas Marques, mas não teve retorno. O assessor de imprensa do departamento, Breno Maestri, garantiu que a liberação para veículos pesados é 100% segura e não ocorreria se não houvesse essa certeza.

Fonte: Magali Moser, no Santa

A reforma

O custo total da obra está orçado em R$ 13 milhões. O engenheiro Iziquia Constantino, da A. Gaspar S/A, empresa contradada para recuperar a estrutura, lembra que o valor será empregado no conserto do pilar afetado por rachaduras e em toda a ponte, com reforço das fundações e da estrutura. A previsão é usar 3 mil metros cúbicos de concreto. Por enquanto, foi feito o fortalecimento da estrutura da base. Ainda é necessário trabalhar em fundações e reforços definitivos.

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