quinta-feira, 16 de julho de 2009

Incansável disputa pelo melhor verso

Na busca pelo sinônimo perfeito e pela descrição mais verossímil dos sentimentos, concursos literários instigam escritores locais a aflorarem talento País a fora. Entre eles está Fátima Venutti, uma dos 37 classificados, dentre 1.734 inscritos, para o Prêmio Literário Cidade de Porto Seguro/Contos 2009.

A escritora paulista, radicada em Blumenau desde 2002, teve o conto “Enquanto meu pai não vem” selecionado para a final do concurso, que será decidido no dia 31. O conto relata a história de um garoto de 10 anos que não conheceu o pai. A trama é desenrolada em época de Natal, quando o menino enfrenta as filas dos shoppings para fazer um único pedido ao Papai Noel: conhecer o pai.

Em meio às dificuldades e à insistência do garoto, o drama surge quando deflagra o cruzamento de duas histórias de vida. O homem fantasiado de Papai Noel também está à procura do filho que não conheceu, e a busca pode ter chegado ao fim.

O conto está entre as 37 histórias finalistas que serão compiladas em coletânea a ser lançada em agosto. O prêmio faz parte do Projeto “Vamos ler o mundo” que tem o apoio da Secretaria de Educação de Porto Seguro (BA). Somente um escritor será eleito o vencedor e receberá premiação em dinheiro.

Incentivo

Fátima é defensora dos concursos literários e participante ativa. Concorreu a mais de 50 prêmios nacionais, envolvendo prosas e versos. Para ela, as disputas são oportunidades de as crianças e adolescentes desenvolverem o gosto pela literatura. “Os escritores participam para se autoavaliar e perceber quais são as tendências literárias do momento. Os jovens deveriam concorrer para se aprimorarem na redação. Mas para isso devem também ler muito, principalmente os autores regionais”, sugere.

A maioria dos concursos literários aos quais disputou foram em outros municípios. “É um desperdício as universidades e escolas de Blumenau não abrirem espaço aos escritores locais. Deveriam criar concursos e prêmios para estimular os jovens e prestigiar os artistas daqui”, critica.

Blumenau serviu de cenário inspirador para escrever as obras

Fátima Venutti é natural de Osasco, região metropolitana de São Paulo, e reside em Blumenau há 7 anos. Apesar de exercitar o talento pela literatura desde os 12 anos, quando rascunhava os primeiros poemas, foi aqui o cenário inspirador para a escritora publicar os primeiros livros.

“Sempre escrevia poemas e depois os guardava. Aos 19 anos decidi publicá-los. Mas, em cima da hora, quando a gráfica iniciaria a impressão, me deu um ‘tilt’ e mandei cancelar tudo. Senti que não era o momento”, recorda. Hoje, são dois títulos publicados, o livro de poemas “Último beijo” e a compilação de contos e crônicas “Terceiro apito”.

Livro publicado com poemas que disputaram o prêmio Ebrahim Ramadan, em São José do Rio Preto (SP), o “Último beijo” é o poema de Fátima que dá nome à obra. Em “Terceiro apito”, a autora remonta à infância e recorre às crônicas para descrever as viagens de trem que fazia pelo interior de São Paulo.

A paixão e o saudosismo pelo meio de transporte ferroviário despertaram a inspiração de Fátima para iniciar uma obra que pretende contar histórias da Estrada de Ferro Santa Catarina e da Macuca. O livro, ainda em produção, vai contar com a colaboração de escritores e jornalistas locais.

No currículo literário, Fátima estampa diversas premiações, além da organização de obras da Sociedade de Escritores de Blumenau. Ela também ocupa a cadeira número 11 da Academia Catarinense de Letras e Artes (Aclasc). Embora o histórico represente vários textos produzidos, a escritora não consegue calcular quantos textos já redigiu. “O bom poeta é aquele que esboça 20 poemas e, de tão exigente, aproveita só um”, finaliza.

Fonte: Folha de Blumenau

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário