quinta-feira, 30 de julho de 2009

Câmara revê compra de computadores

Após a polêmica dos notebooks, Legislativo abre licitação de informática bem mais modesta

BLUMENAU - Quatro meses depois de anular o processo licitatório para compra de 16 notebooks de última geração e 27 computadores, a Câmara de Vereadores de Blumenau apresentou ontem edital para nova aquisição. Desta vez, o Legislativo foi mais cauteloso e decidiu comprar, por enquanto, apenas cinco computadores para serem usados na área administrativa e na assessoria legislativa que atua no plenário. Notebooks não constam desta nova licitação. No entanto, o presidente do Legislativo, Jens Mantau (PSDB), não descarta a possibilidade de renovar todo o sistema de informática. Isso, segundo ele, não tem data para ser feito.

– Vamos fazer outras compras de equipamentos. Mas aos poucos, dentro da nossa necessidade – disse o tucano.

Sobre a possibilidade de comprar os notebooks, Mantau se limita a dizer que “não se fala sobre o assunto”, tamanho o desconforto causado na primeira tentativa de aquisição, em fevereiro. Na época, a discussão era principalmente sobre a configuração exigida destes equipamentos (Intel Core 2 Duo, com 4 GB de memória, disco rígido de 160GB, webcam integrada e tela de 13 polegadas) e sobre o preço a ser pago, acima dos valores de mercado. Os 27 computadores custariam R$ 90 mil e os 16 notebooks, R$ 93 mil.

Apesar de o número de equipamentos ter reduzido no novo edital, a configuração dos cinco computadores permanece a mesma. Devem ter, entre outras configurações, processador Intel Core 2 Quad, com 4 GB de memória e placa de vídeo de 512 MB. Houve apenas uma mudança em relação ao primeiro processo. O tipo de modalidade da licitação passou de pregão presencial tipo “menor preço por item” para “menor preço global”.

A configuração das máquinas de mesa a serem adquiridas é explicada pelo uso que se pretende dar aos equipamentos. Segundo a pregoeira da Câmara, Dulcineia de Souza Roepke, entre as prioridades do Legislativo estão a transmissão das sessões via internet e a atualização do sistema de votação no plenário. Para isso, novas máquinas são necessárias. A abertura dos envelopes desta nova licitação ocorre dia 12 de agosto.

Giovana Pietrzacka, para o SANTA

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário