sábado, 5 de setembro de 2009

Blumenau cultiva 2 mil tipos de orquídeas

Matéria publicada no Jornal Folha de Blumenau, edição 310, no dia 04-09-2009

Blumenau tem muito mais do que produção industrial, setores de serviço e turismo forte. Uma outra atividade também produz riquezas, gera empregos e impostos: o cultivo de orquídeas. O Município produz anualmente 10 mil unidades da planta ornamental, de 2 mil espécies diferentes, colocando a cidade em segundo lugar no ranking estadual na produção.

O produtor rural e participante do Círculo de Orquidófilos de Blumenau, Arani Becker, diz que Município só perde para Joinville na produção de orquídeas. “Joinville e Blumenau são cidades com clima favorável, o que facilita o cultivo”, diz, lembrando que a produção aumenta 20% a cada ano.

O aumento da produção é justificado pelo interesse dos colecionadores. Uma prova é o Círculo de Orquidófilos, que existe na cidade há 66 anos.

Segundo o associado do Círculo, Edevaldo Barbetta, o auge de floração acontece nos meses de março, junho, setembro e novembro. “Em março é a vez da espécie Cattleya Ladiata, junho a Pathiopedilun, setembro a Catleya Intermediária e em novembro a Laelia Purpurata, que é a espécie símbolo de Santa Catarina”, explica.

Para a bióloga da Furb, Rosete Pescador, o principal motivo da alta proliferação de orquídeas é o clima. “Blumenau tem muita chuva, a terra fica úmida e não há período seco acentuado”, diz.

A festa

Para comemorar o alto índice de cultivo e também contemplar os colecionadores de Blumenau, o Círculo de Orquidófilos, promove quatro vezes por ano a Festa das Orquídeas. Uma delas está acontecendo no setor 1 do Parque Vila Germânica.

Cerca de 1 mil plantas, entre orquídeas, bromélias, bonsais (miniaturas e plantas ornamentais, além de seis estandes para comercialização, ficam expostos até segunda-feira (7).

Conforme o diretor de patrimônio do Círculo de Orquidófilos de Blumenau, Maurício Hort, a expectativa para o final de semana é de muito movimento. “Aguardamos cerca de 6 mil pessoas, de Blumenau, Pomerode, Joinville, Balneário Camboriú, Piçarras, Brusque e Florianópolis”, diz, lembrando que a festa já se tornou tradicional.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário