segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Gincana Cidade de Blumenau tem nova campeã

Equipe Amigos do Barney venceu a Gincana Cidade de Blumenau, apesar de denunciada por infração de trânsito

BLUMENAU - Pelo segundo ano consecutivo a equipe Amigos do Barney ficou com o campeonato da Gincana Cidade de Blumenau. A equipe confirmou o favoritismo conquistado na primeira etapa da gincana. Chegou à final, sábado, tendo cumprido todas as provas da primeira fase e com a maior pontuação (98,5). Terminou com 272,5 pontos, 28,25 à frente da segunda colocada, a Arromba.

No entanto, o final de semana não foi só alegria para a campeã. O clima de festa deu lugar a apreensão quando um vídeo que mostrava um dos participantes da equipe dirigindo na contramão, durante uma atividade, foi entregue à Comissão de Provas. A discussão sobre a validade da denúncia atrasou em quatro horas a divulgação da classificação geral, que saiu às 18h de ontem, no Parque Vila Germânica.

A gravação foi entregue aos organizadores pela equipe Capitão Caverna, que terminou em terceiro lugar. Eles flagraram um dos integrantes da equipe Amigos do Barney fazendo uma manobra na contramão, ao sair de um estacionamento na Rua Itapiranga, aos fundos do parque. O coordenador da equipe acusada, Arno José Schmitt Júnior, conhecido como Alemão, argumentou que o gincaneiro foi obrigado a andar na contramão porque um caminhão que consertava a fiação elétrica no local obstruía a pista.

O regulamento da gincana prevê punição para quem desrespeitar regras de trânsito. Como houve contestações de equipes em relação a punição inicial dada a Amigos do Barney, a organização acionou a Comissão de Julgamento, que foi composta por dois advogados e um empresário sem vínculo com as equipes. Depois de avaliar o regulamento e ouvir acusação e acusado, inclusive no local da suposta infração, a comissão decidiu invalidar a denúncia.

A decisão foi apoiada no fato de a acusação não ter formalizado a denúncia conforme pede o regulamento. É preciso recolher uma taxa de R$ 50 e entregar um documento escrito em até meia hora após a prova encerrar, para a denúncia ter validade. A equipe entregou o vídeo e fez a acusação apenas em um relato oral. Logo depois do anúncio do resultado final, integrantes da Capitão Caverna gritavam palavras de contestação.

– Foi injusto. É preciso respeitar o regulamento, o trânsito. Todos sabem que a gincana tem de ocorrer sem riscos à população – declarou José Roberto Maciel Ney Júnior, integrante da Capitão Caverna.

Fonte: Repórter Daiane Costa, no SANTA

1 comentário

Jean Parring Lee disse...

A equipe justifica a infração por ter um caminhão na rua, então fica a pergunta, por que só eles andaram na contramão? Pois várias equipes tinham o carro estacionado naquele terreno. A desculpa do alejado muitas vezes é a muleta.

Postar um comentário