Com faturamento de R$ 200 milhões por ano somente em Blumenau, a indústria têxtil brasileira vive um dos melhores e mais desafiadores momentos. A ordem é driblar a crise econômica mundial, os problemas decorrentes das enchentes de novembro de 2008 em Santa Catarina e a forte importação de vestuário chinês.
Para isso, a formação de profissionais com maior visão de mercado e especialização torna-se cada vez mais importante. Em Blumenau, onde foram gerados 567 empregos de janeiro a julho deste ano, acontece no próximo dia 18 um curso de Gestão de Marketing e Negócios de Moda.
O setor, que tem atualmente 30 mil empresas, das quais 7,3 mil estão em Santa Catarina, encara alguns sérios desafios. Um deles é a crescente importação de produtos vindos da China, que somente em março deste ano bateu o recorde de 108,53% no Estado. Outros desafios são a instabilidade econômica mundial e as fortes chuvas que afetaram o Estado no ano passado.
Por isso, o profissionalismo e a capacitação de novos profissionais em Negócios da Moda tornaram-se importantes na hora de saber negociar e gerir. “Participar desse mercado não é fácil. Exige uma série de competências específicas e uma agilidade diferenciada. É um mercado potencial e em rápido crescimento, porém é necessário se capacitar para conquistar um posicionamento”, diz a diretora de marketing do Instituto Brasileiro de Moda (IBModa), Luciane Robic.
Fonte: Folha de Blumenau
sábado, 12 de setembro de 2009
Mercado da moda exige profissionalismo
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