segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Brasil perde o jornalista Rui Viotti

Rui Viotti, narrador das conquistas de Guga, morre aos 79 anos

São Paulo - Pioneiro na transmissão de torneios de tênis na televisão brasileira, o jornalista Rui Viotti faleceu nesta segunda-feira, em São Paulo, aos 79 anos. Ele estava internado há vários dias sem que houvesse um diagnóstico, até que foi submetido ao coma induzido, do qual não se recuperou. O enterro está marcado para hoje, 07/09 as 17 horas no Cemitério da Vila Alpina.

Viotti iniciou a carreira como locutor, apenas com 15 anos de idade, na Rádio Caxambu. Logo na sequência, foi para a Tupi, passando ainda pela Rádio Nacional e Rádio Tamoio. Em 1973, teve o primeiro grande cargo na carreira, ao assumir a direção de esportes da TV Globo. Na emissora, foi um dos criadores do programa Esporte Espetacular e pela organização da transmissão da Copa do Mundo de 1974, na Alemanha.

Apaixonado por tênis e jogador amador, em 1976, ano em que Guga nascia, Rui Viotti trouxe a primeira transmissão de uma partida de tênis internacional para o Brasil: a final masculina de Wimbledon, ainda pela Globo. Mais tarde, passou a trabalhar para a promotora Koch Tavares e conseguiu acordos com as redes Bandeirantes e Record para que as transmissões dos Grand Slam pudessem acontecer em rede aberta.

Foi assim que, na extinta TV Manchete, narrou para todo o Brasil o primeiro título de Gustavo Kuerten em Roland Garros, em 1997, jogo que alcançou a maior audiência de uma partida de tênis na tevê aberta brasileira. Também narrou as outras duas conquistas do tenista de Florianópolis.

Com o final dos contratos com a TV aberta, se afastou da TV. Mais tarde, com problemas de saúde, só voltou a trabalhar para a BandSports, tendo narrado o torneio de Campos do Jordão em julho e vários torneios ATP e WTA da temporada.

Mate a saudade de Rui Viotti, narrando um momento emocionante da carreira de nosso Guga Kuerten. Guga x Michael Russel: Oitavas de final de Roland Garros em 2001, ano que ele venceria o torneio. Até esse instante, vinha perdendo a partida. Salva um match point, e depois acaba vencendo.

Fonte: TenisBrasil

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário