sexta-feira, 9 de abril de 2010

Parceria entre Prefeitura e Instituto Ayrton Senna garante implantação de programas de alfabetização

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Semed), acaba de firmar parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS), com o intuito de trazer à cidade programas de alfabetização. Os programas destinam-se a estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas que foram reprovados mais de uma vez, que abandonaram a escola ou que iniciaram a vida escolar tardiamente e estão em séries incompatíveis com a idade.

Depois de uma série de estudos em conjunto ao Ministério de Educação (MEC), a Semed identificou a necessidade de implantação de Tecnologias de Correção de Fluxo e optou pela parceria com o Instituto Ayrton Senna nos programas “Se Liga” e “Acelera Brasil”. A unidade contemplada com a parceria será a Escola Básica Municipal Conselheiro Mafra, no bairro Velha Grande.

Os programas:
O programa “Se Liga” é voltado para alunos não-alfabetizados e tem foco na alfabetização por meio de ações pedagógicas atreladas ao gerenciamento sistemático de indicadores de sucesso. Objetiva alfabetizar os alunos até o final do ano letivo.

O programa “Acelera Brasil” destina-se a alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental com idade entre 9 e 14 anos, com no mínimo dois anos de defasagem idade/série. Trabalha com turmas de até 25 alunos no máximo.
Este não é um programa de aceleração de aprendizagem, mas sim de correção de fluxo, pois seu compromisso vai além do encaminhamento do aluno para séries mais adiantadas, ele se preocupa com a qualidade da aprendizagem, para que o estudante não “estacione” em uma determinada série ou desista de sua vida escolar.

Repórter: Andressa da Silva

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário