sexta-feira, 2 de abril de 2010

Prefeitura prossegue com obras de construção da nova sede da Escola Técnica de Saúde (ETS)

Nos próximos dias, a Prefeitura finaliza a construção da fundação que vai abrigar a nova sede da ETS, obra que já está em construção na rua 2 de Setembro, 1.533, no bairro Itoupava Norte, próximo à Ponte do Tamarindo e a Policlínica. A próxima etapa é iniciar a construção do prédio de 3 andares e, até o final de dezembro, deste ano entregar o empreendimento à comunidade. Com mais esta obra, Blumenau recebe um investimento de R$ 3.266.777,26, resultado de uma parceria da Prefeitura com o Ministério da Saúde, sem contar o investimento de R$ 326 mil do próprio município.

A nova sede vai contar com 7 salas exclusivas para aulas de capacitação e formação dos alunos, além de salas para professores, um auditório exclusivo para palestras com capacidade para 194 pessoas sentadas, lanchonete, 6 laboratórios, incluindo um laboratório odontológico, refeitório didático e cozinha. Tudo isso, somando uma área construída de 3.870,36 metros quadrados.

A Prefeitura também priorizou o conforto à população e segurança à sede da ETS, que inclui ainda a construção de um estacionamento coberto com capacidade para 40 veículos, além de rampa para deficientes e um elevador. Tudo isso em um ambiente climatizado. A ETS é considerada um dos mais importantes setores da Secretaria de Saúde de Blumenau. Isso porque promove, durante todo o ano, formação e capacitação para diversos profissionais de Saúde de 53 municípios da região. Atualmente a escola funciona junto ao antigo prédio da Secretaria de Saúde, na rua 15 de Novembro, 55, Centro.

Formação e capacitação – A ETS de Blumenau é considerada referência para outros municípios da região pelos cursos disponibilizados. E trabalha com o apoio e investimentos tanto do poder público quanto da esfera federal. Para se ter uma idéia das ações globais desenvolvidas pela escola, desde 2005, mais de 2.350 profissionais já passaram pela escola, recebendo qualificação e formação em suas áreas de atuação.

Além disso, a ETS tem ainda como objetivo principal fortalecer, através da sua prestação de serviços, a educação profissional de Saúde. Com a sede própria, a ETS passará a oferecer uma estrutura mais apropriada aos alunos e profissionais da Saúde, além de efetivar ainda mais os cursos provenientes com recursos federais. Vale lembrar ainda que, em função da futura ETS ser construída próxima à Policlínica, vai permitir à comunidade e aos alunos facilidade no acesso a prestação de serviços disponibilizados pela rede pública de Saúde.

Entre os cursos de capacitação, como o de Cuidadores de Idosos, por exemplo, a ETS de Blumenau oferece ainda um amplo leque, entre eles: Agente Comunitário de Saúde, Técnico de Higiene Ambiental e de Enfermagem e Técnico em Vigilância Sanitária. Paralelamente, a ETS também realiza o Projeto de Prevenção das Doenças Cardiovasculares, que em 2005 atendia 70 participantes no bairro da Fortaleza. Atualmente esse serviço atinge atualmente outros dois bairros: Velha e Garcia, num total de 300 pessoas beneficiadas. O Telefone para contato com a ETS de Blumenau é 3322-4271.

Repórter: Joni César

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário