segunda-feira, 12 de abril de 2010

Semana enfoca Monteiro Lobato e destaca a leitura

Exposição, com diversas atividades será entre segunda-feira, dia 12 e sexta-feira, dia 16, na Biblioteca Fritz Müller. Escolas podem agendar grupos de visitação

Uma vida dedicada a escrever ”livros os quais as nossas crianças possam morar”. Monteiro Lobato, autor de O Sítio do Pica-Pau Amarelo, empresta a data de seu nascimento, dia 18 de abril, para a realização da Semana Monteiro Lobato, da Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Blumenau - entre segunda-feira, dia 12 e sexta-feira, dia 16, na Biblioteca Dr. Fritz Muller. As atividades foram idealizadas para atingir o público infantil e seus familiares e a aproximação das crianças com o universo do maior escritor infantil do Brasil nascido em Taubaté, Interior de São Paulo.

A semana contará com brincadeiras e contação de histórias para toda a famílias. Na exposição, o público poderá conhecer o acervo da Biblioteca, composto por livros e revistas em quadrinhos antigos, além de objetos, documentos e obras literárias que contam a trajetória de vida do escritor Monteiro Lobato. O legado de 26 títulos dedicados à literatura infantil e o empenho frente ao movimento editorial brasileiro possibilitou a consagração do escritor como um dos personagens mais interessantes da história recente do país.

Personagens: Segundo Sandra Cristina da Silva, gerente de biblioteca, as escolas ainda podem agendar grupos de visitação para exposição. A Semana é uma oportunidade de conhecer (relembrar) as peripécias da boneca Emília e sua turma – Narizinho, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia, Pedrinho, Dona Benta, Cuca, Quindim, Saci e tantos outros.

Esses personagens fazem parte da obra mais conhecida do escritor “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Lá se instalam os personagens do mundo da fábula – mistura, na mitologia brasileira do sítio, outros das mais variadas origens fantásticas, da mitologia grega como a Medusa ao literário Dom Quixote e ao moderníssimo e tantas outras aventuras de conhecimentos.

Quem é

Monteiro Lobato – O maior escritor infantil brasileiro de todos os tempos, José Bento Monteiro Lobato, nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté (SP). Morreu em 04 de julho de 1948, de um acidente vascular. Suas obras completas são constituídas por 17 volumes dirigidos às crianças e 17 para adultos, englobando contos, ensaios, artigos e correspondências.

A exposição
Local: Biblioteca Dr. Fritz Muller
Endereço: Alameda Duque de Caxias, 64 – Centro
Data: entre 12 e 16 de abril
Horário: segunda a sexta-feira (8h às 17h30min)
Sábado (8h às 12h)
Entrada: Gratuita
Informações e agendamentos: 3326-6787

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário