segunda-feira, 21 de junho de 2010

Polêmico “Hair” é o filme do CineArte de segunda-feira, dia 21

Filme integra programação de junho – dedicada aos grandes musicais do cinema. Apresentação é na Fundação Cultural de Blumenau. No Brasil foi censurado na época de seu lançamento, sendo exibido anos mais tarde, no início de década de 80.

O CineArte da Fundação Cultural de Blumenau (FCB) apresenta, segunda-feira, dia 21, um clássico do gênero musical. O filme “Hair”, que no Brasil foi censurado na época de seu lançamento, sendo exibido nas salas de cinemas brasileiras anos mais tarde, no início da década de 80. Vencedor de vários prêmios internacionais, como de melhor trilha sonora de filme estrangeiro do David di Donatello, Itália, em 1979, o filme faz parte da programação de junho do CineArte – dedicado aos grandes musicais do cinema. A exibição será às 19h30min, na Fundação Cultural – sala de teatro Edith Gaertner. A promoção é aberta ao público e a entrada é gratuita.

Em 1980, Hair recebeu duas indicações ao Globo de Ouro. Nas categorias de melhor filme – comédia/musical e melhor revelação masculina, com Treat Williams. O filme foi dirigido por Milos Forman e com roteiro baseado em espetáculo homônimo da Broadway e que fez muito sucesso no final de década de 60 e durante a década de 70. A peça foi encenada no Brasil e tinha no elenco Marília Pera e Sônia Braga.

Sinopse: De passagem por Nova York, um dia antes de se alistar para a ir a Guerra do Vietnã, um rapaz do interior conhece um grupo de hippies, com os quais passa a conviver. Com eles, ele aprende a ver o outro lado de uma guerra, e se apaixona por uma jovem de família rica.

Estados Unidos, 1979 – Direção de Milos Forman. No elenco, John Savage, Treat Williams, Beverlu D´Angelo, Annie Golden, Dorsey Wright, don Dacus, e Cheryl Barnes. Duração: 101 minutos.


Curiosidades sobre o filme

- No Brasil o filme foi censurado na época de seu lançamento, sendo exibido nas salas de cinemas brasileiras anos mais tarde, no início da década de 80;
- Algumas canções desse espetáculo e, depois, do filme, tornaram-se ícones culturais, como Let the Sunshine In e, principalmente, Aquarius;
- Madonna e Bruce Springsteen fizeram teste para participar do filme;
- George Lucas foi convidado para dirigir o filme no início dos anos 70, mas recusou por estar envolvido com as filmagens de American Graffiti (1973);
- Embora o roteiro do filme tenha se baseado no espetáculo musical, as duas versões diferem muito, inclusive no enredo, na ordem das músicas e por quem são apresentadas, e na maneira que os personagens são apresentados.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário