quarta-feira, 23 de junho de 2010

150 anos de história

(Blumenau, SC) - O Teatro Carlos Gomes completa 150 anos nesta quinta, dia 24 de junho. Para marcar a data, será promovida uma noite cultural especial, com apresentações de música, teatro e dança das três escolas do Teatro Carlos Gomes. O objetivo é mostrar, em um espetáculo único e exclusivo, os trabalhos artísticos desenvolvidos na entidade.

A programação foi planejada com dedicação especial pelo vice-presidente administrativo, Conrado Odebrecht Filho, pela diretora geral do Teatro, Elisete Beck, e representantes da Carona Escola de Teatro, do Pró-Dança e da Escola de Música.

“A apresentação do dia 24 de junho será um evento tecido com o prazer e a emoção de um espetáculo que apresenta uma pequena parte do extenso trabalho da tradição do TCG, que em 150 anos, por meio de suas escolas, oferece arte e cultura a Blumenau e região. Para o público, o significado estará expresso na emoção em participar e constatar a beleza e a excelência do espetáculo preparado especialmente para a plateia que faz parte das comemorações”, comenta a diretora artístico pedagógica da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, Noemi Kellermann.

“Fazer parte da SDM Carlos Gomes e estar em suas festividades de 150 anos é uma grande alegria, mas, acima de tudo, uma grande responsabilidade com toda a comunidade de Blumenau e região”, destaca o diretor administrativo da Escola de Música, Everaldo de Souza.

As festividades se estendem até junho de 2011, com uma programação marcante para sócios, funcionários, visitantes e comunidade em geral.

Homenagem

Em homenagem ao grande compositor Antônio Carlos Gomes, que empresta seu nome ao Teatro Carlos Gomes, a entidade irá depositar no dia 24 de junho uma coroa de flores no monumento-túmulo do músico, em Campinas (SP), sua terra natal, na Praça Antônio Pompeu. A duas quadras dali está o Museu Carlos Gomes, que reúne objetos e partituras do compositor. Acompanham as flores a frase “Homenagem ao grande mestre da música brasileira, da Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes – Blumenau (SC)”.

Carlos Gomes foi o mais importante compositor de ópera brasileiro. Destacou-se pelo estilo romântico, com o qual obteve carreira de destaque na Europa. Foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro alla Scala. É o autor da ópera O Guarani.

A história do Teatro Carlos Gomes está ligada à história de Blumenau, fundada em 2 de setembro de 1850. Entre os primeiros alemães vindos com Dr. Blumenau, fundador da cidade, já se formavam, aos domingos, pequenos grupos dedicados à arte dramática e ao canto. Dessa forma, em 24 de junho de 1860, foi instituída a Sociedade Teatral de Blumenau, que só passou a configurar-se como sociedade em 18 de abril de 1895, quando adotou o nome de Sociedade Teatral Froshsinn.

Sua primeira sede própria foi na então Rua das Palmeiras (hoje Alameda Duque de Caxias). Somente em 1935, a Sociedade Teatral Frohsinn lançou a pedra fundamental da construção do novo teatro, na Rua 15 de Novembro.

A primeira parte das obras foi concluída em 1939. Neste ano, a Sociedade Teatral Frohsinn alterou definitivamente seu nome para Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes. O novo teatro foi inaugurado dia 1º de julho de 1939.

Atualmente, o Teatro Carlos Gomes conta com aproximadamente 800 alunos em suas três escolas - de dança, música e teatro -, além de manter a Orquestra Prelúdio, projetos de inclusão social, como bolsas de estudo, Coro Infanto-Juvenil e Grupo de Percussão. O TCG também é sede de uma média de 600 eventos ao ano, com a participação de 200 mil pessoas.

Para receber os mais variados tipos de eventos, o Teatro Carlos Gomes conta com dois auditórios, dois salões e cinco salas de apoio, com estrutura para abrigar desde pequenas reuniões até grandes eventos para até 1.500 pessoas.

Saiba mais sobre a história do Teatro Carlos Gomes no endereço http://www.teatrocarlosgomes.com.br/historico.asp

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário