segunda-feira, 21 de junho de 2010

Seterb lança 4ª edição do Manual de Normas Técnicas da Frota do Transporte Coletivo


O Manual de Normas Técnicas da Frota do Transporte Coletivo foi criado em 1997 pelo Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau, com o objetivo de padronizar o serviço do transporte público em Blumenau, estabelecendo características como potência, suspensão, capacidade, layout interno, cores e comunicação visual externa, compatíveis com as necessidades específicas de cada categoria.

Dentro do sistema existem várias linhas com características operacionais diferentes, assim como peculiaridades da demanda a ser atendida.

A portaria 128/2010 assinada no dia 31 de maio, pelo Presidente do Seterb, Rudolf Clebsch, prevê estas alterações. Quando a empresa for efetuar a compra de um novo ônibus, ela deverá encaminhar o projeto com as especificações técnicas para a aprovação do Seterb. Uma novidade do sistema é a alteração do ônibus “vermelhinho” que passará a ser chamado de Transporte Seletivo e terá a cor verde para maior visibilidade dos usuários. Todos os ônibus que circulam dentro do sistema na cidade unificarão a cor, sendo esta amarelo. Os bancos terão obrigatoriamente estofamento, oferecendo assim mais conforto as pessoas que usam o transporte coletivo.

O manual de 2010 também prevê a homologação de um novo tipo de veículo com porte médio, sendo mais econômico e com boa capacidade de transporte para as linhas alimentadoras. Está edição conta com todas as atualizações das leis federais de acessibilidade, adequando assim aos portadores de deficiência física.

Nos próximos meses já será possível perceber estas alterações nos ônibus da cidade, oferecendo maior credibilidade do sistema e mais conforto e segurança aos passageiros que dependem do transporte público para se locomoverem.

Assessora de Comunicação: Eloísa Malheiros

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário