quarta-feira, 23 de junho de 2010

FCB continua com o Curso de Contadores de Histórias

Programação de junho é com a cantora, compositora e escritora Nana Toledo. Aulas, no Auditório Carlos Jardim, estão programadas para esta quarta-feira, dia 23 e quinta-feira, dia 24. Prosseguem na próxima segunda-feira, dia 28 e terça-feira, dia 29. O conteúdo do curso proporciona a amplitude da contação de histórias.

A Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Blumenau e da Sociedade de Amigos da Biblioteca e o Sesc, continua, nesta quarta-feira, dia 23 e quinta-feira, dia 24, com o Curso de Formação de Contadores de Histórias. A programação desta semana é com a cantora, compositora e escritora com livros e CDs editados para o público infantil e adulto - Nana Toledo, no Auditório Carlos Jardim. O programa com a ministrante prossegue na próxima segunda-feira, dia 28 e terça-feira, dia 29. O curso, que se estende até julho (ver tabela), começou em maio com o Grupo Cirandeiros.

São 60 horas de formação com objetivo de aperfeiçoar profissionais que atuam (ou pretendem atuar) com contação de histórias e com incentivo à leitura em diferentes espaços de trabalho. O curso terá certificados reconhecidos pela Semed/Gered. O conteúdo do curso é variado, dependendo dos ministrantes, e vai proporcionar a amplitude da contação de histórias, como seleção das histórias, desenvoltura corporal, intensidade da voz, dicção, etc...


A ministrante

Cantora, compositora e escritora com livros e CDS editados para o público infantil e adulto. É educadora musical e pedagoga formada pela Furb, com mais de 20 anos de experiência. É contadora de histórias formada pelo Sesc, tendo atuado de forma independente e através do projeto Baú de Histórias (Sesc) na região do Vale do Itajaí desde 2005. É sócia e diretora da empresa “Ilumina Assessoria Pedagógica e Ensino de Artes e Cultura”. É pós-graduada em Musicoterapia pela Faculdade Internacional de Curitiba, especialista em Alfabetização pela Univali de Itajaí e Focalizadora de Danças Circulares formada pelo Instituto Giraflor de Curitiba e outros nomes importantes das danças sagradas.


Programação de junho

Dias: Quarta-feira, dia 23 e quinta-feira, dia 24. Continua durante a próxima semana – segunda-feira, dia 28 e terça-feira, dia 29

Ministrante: Nana Toledo

Local: Auditório Carlos Jardim – Fundação Cultural de Blumenau

Horário: 18h às 22h

Conteúdo: - A voz, respiração, o corpo, a musicalidade de cada ser,
musicalização e musicalidade, a musicalidade das
palavras e das histórias;

- Imagens verbais, sonoras e corporais;

- A concentração;

- O improviso, o gesto, o olhar, o som e o silêncio, o ritmo e a cadência;

- Memórias afetivas de sons e histórias;

- Danças circulares, poesia, canções para rodas de histórias;

- Jogos musicais, dinâmicas, recursos sonoros, repertório musical do contador;

- O contador e sua essência;

- Referências bibliográficas e discográficas.



Datas

Nana Toledo, dias 23, 24, 28 e 29 de junho

Felícia Fleck, dias 01, 02,27 e 28 de julho

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário