sábado, 4 de julho de 2009

Educação no trânsito: Blumenauense tem 90 dias para registrar B.O em acidentes de trânsito

Você sabia que pode efetuar o registro de um boletim de ocorrência (B.O) no prazo de 90 dias? A regra se aplica em todos os acidentes de trânsito com danos materiais. O Serviço Autônomo Municipal de Transito e Transportes (SETERB), orienta os condutores para que nestes casos o cidadão retire o veículo da via e se dirija o mais breve possível até o Departamento de Trânsito (Rua São Paulo, 501 – Centro).

Para registrar o B.O uma das partes envolvidas precisa relatar aos agentes do Seterb o ocorrido. São exigidos as placas e modelos dos veículos, também o local e horário do acidente. Orienta-se ainda que informações (telefone, endereço e nome da outra parte envolvida) sejam apresentadas. Entretanto, em situações específicas como, por exemplo, a fuga de um dos condutores do local, estes dados não são exigidos.

A confecção de um boletim de ocorrência custa R$ 8,57 e pode ser feito, preferencialmente, no horário de atendimento comercial (8h às 12h e das 13h30min às 17h30min). O B.O emitido pelos agentes de trânsito do Seterb tem validade judicial para devidos fins.

Conforme o Chefe dos Agentes de Trânsito de Blumenau, Douglas Cardoso, existe um mito errôneo que se a guarda não estiver no local do acidente o envolvido pode ser prejudicado. “As pessoas acreditam que por um agente de trânsito não estar no local do acidente o laudo ou o boletim de ocorrência ira prejudicar em sua defesa. O que está errado. Em ambos os casos (presença do agente ou não), a autoridade de trânsito apenas registra as versões dos fatos”, explica Cardoso. O Chefe da Guarda Municipal de Trânsito relata ainda que a prioridade de atendimento são os acidentes que registram vítima.

Hoje, o Departamento de Trânsito conta com o um efetivo de 82 agentes. Destes, diariamente 7 se revezam na responsabilidade de atender em regime de plantão 24h. Nos próximos dias começam a patrulhar as ruas de Blumenau mais 30 novos agentes de trânsito que estão em fase de treinamento.

Departamento de Trânsito: a diretoria do Seterb responsável pelo atendimento aos casos de trânsito no município de Blumenau trabalha de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30min as 17h30min. Além de contar com uma equipe atuando em regime de plantão 24h por dia. Acidentes de trânsito, atendimento a denuncias de descumprimento as legislações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), abordagens educativas, travessias escolares, blitz e ronda ostensiva são atendidos diariamente pelo Departamento de Trânsito.

Caso você necessite de atendimento do Seterb para as questões de trânsito, deve entrar em contato nos telefones 153 ou 3222-1071. Acidentes de trânsito também podem ser atendidos pela Polícia Militar, por meio do telefone 190.

Repórter: Tarciso Souza - Prefeitura de Blumenau

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário