sábado, 4 de julho de 2009

Tênis - Projeto forma atleta dentro da quadra e cidadão fora dela

Atletas que se destacam passam a equipe com treinos específicos

Ao menos duas vezes por semana, a ex-tenista profissional e professora de Educação Física Tatiana Buss, reúne cerca de 100 crianças e adolescentes, entre 6 e 16 anos, para repassar tudo o que aprendeu dentro das quadras de saibro do mundo. Tatiana coordena os trabalhos da modalidade no programa “Iniciação Esportiva” da Fundação Municipal de Desportos (FMD).

Todas as terças, quintas e sextas-feiras, ela reúne os grupos, um na quadra do Parque Ramiro Ruediger, na Velha, e outro no Clube de Subtenentes e Sargentos, no Garcia, e repassa os principais fundamentos da modalidade. “Além de pinçar novos talentos, o programa forma um cidadão do bem, que vive longe das drogas, que aprende a conviver em grupo e que também desenvolve a disciplina”, comenta.

De acordo com a coordenadora, os 32 atletas que despontam como futuros talentos são separados e passam a integrar um grupo que tem treinos específicos e contar com o apoio de patrocinadores. Esse grupo treina, pelo menos, quatro vezes por semana, nas quadras de um dos incentivadores.

No entanto, não basta apenas ser um bom atleta para ficar nos grupos. A frequência nos treinos e o bom rendimento escolar são fatores que também contam para se firmar no grupo. “Permitimos apenas uma nota vermelha, que deve ser recuperada no próximo boletim. Caso contrário, não treina mais com o grupo, que recebe apoio com raquetes, tênis e demais material de treino”, explica.

O trabalho já rende frutos. De acordo com Tatiane, no ano passado os atletas do grupo representaram Blumenau na disputa das Olimpíadas Escolares de Santa Catarina (Olesc) e conquistaram o título. “Este ano, estamos trabalhando para vencermos a Olesc (para atletas até 16 anos) e os Joguinhos Abertos (até 18 anos)”, planeja.

Escola de tênis

Segundo a professora, no final do ano, 30 crianças que integram o projeto são selecionadas para participar de um final de semana na Escola de Tênis de Larri Passos - o ex-treinador de Gustavo Kuerten, o Guga -, em Balneário Camboriu. “As 20 crianças com a maior frequência nas aulas e as 10 com as melhores notas vão para a escolinha, que tem como atração principal o próprio Guga”, destaca.

O projeto

Pólo do Parque Ramiro Ruediger

- Datas: Terças e Quintas-feiras
- Horários: 9h às 10h e 14h às 15h

- Data: Sexta-feira
- Horários: 9h às 11h

Os interessados em participar ou apoiar o projeto podem entrar em contato pelos telefones 3328-4888 e 9931-0405 com Tatiana

Fonte: Jornal Folha de Blumenau

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário