quinta-feira, 2 de julho de 2009

Primeiro semestre de 2009 fecha com saldo de 371 empreendimentos abertos em Blumenau

A economia de Blumenau está mostra poder de recuperação, apesar da crise mundial. Durante o primeiro semestre deste ano, a Praça do Cidadão, responsável pelos alvarás de abertura e fechamento de empresas, registrou a emissão de 1.152 novos documentos. Mesmo com o número de 781 empresas que deixaram de funcionar, o saldo ainda é positivo, com 371 empreendimentos que permaneceram abertos.

O setor de prestação de serviços e o comércio continuam em alta. Enquanto a prestação de serviços passou a oferecer 458 novas opções de empresas na cidade, o comércio elevou em 335 o número de lojas. O setor de indústria também responde por uma significativa parcela nesse crescimento, com 112 opções para o mercado trabalho.

Últimos 30 dias: O mês de junho segue a tendência dos meses anteriores. Nos últimos 30 dias foram emitidos 227 novos documentos, dos quais, 89 que deixaram de funcionar. Pelo balanço o saldo é positivo com 138 empreendimentos. O setor de prestação de serviço continua impulsionando a economia blumenauense, com 94 emissões de alvarás, seguido do comércio, com 54 e indústria, com 17.

Alvará provisório: Nove registros fazem parte da emissão alvarás provisórios, com validade de 180 dias. Desses, quatro são do setor industrial, três da prestação de serviço e dois do comércio. Para receber o alvará definitivo, o cidadão deve solicitar na expedição do alvará provisório as demais licenças para abertura de empresa. Os alvarás provisórios passaram a ser emitidos desde 17 de junho de 2007 através da Lei Complementar nº 647.

Repórter: Humberto Trindade - Prefeitura de Blumenau

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário