sábado, 11 de julho de 2009

Projeto que regulamenta motoboys é blumenauense

Blumenau conta com mais de 3,6 mil motoboys e mototaxistas

O projeto que regulamenta as atividades de motoboys e mototaxistas, aprovado na última quarta-feira (8), pelo Senado, é uma iniciativa blumenauense. A proposta a favor da regularização da profissão foi levada a Brasília em 2001, acompanhada de 110 mil assinaturas. Na época, a Associação dos Mototaxistas de Blumenau mobilizou a sociedade para garantir o apoio à matéria, que foi encampada pelo ex-senador Mauro Miranda (PMDB-GO) e transformada em projeto.

Blumenau conta com legislação municipal sobre o tema desde 1999. Conforme recorda o presidente da associação, Leomar Antônio Gottchefski, o Sassá, a lei municipal serviu de base para o projeto aprovado pelo Congresso. “É gratificante vermos a aprovação do projeto que fomos nós que levamos à Brasília em 2001. À época, contamos com um abaixo-assinado de 110 mil assinaturas a favor da regularização da profissão”, lembra.

Para Sassá, a aprovação traz novas perspectivas para a categoria. Segundo ele, o projeto nacional deve auxiliar a categoria a se regularizar. “Hoje, Blumenau tem 3,6 mil motoboys, além de pouco mais de 60 mototaxistas. Com a aprovação nacional, esse número deve crescer, com mais gente se regularizando”, aposta.

Segundo ele, em Blumenau, a categoria conta com o benefício do programa Microempreendedor Individual para reduzir a carga tributária. “Hoje, pagamos cerca de R$ 300 por mês em tributos para trabalhar. Com o programa, passaremos a pagar uma taxa única de pouco mais de R$ 60”, informa.

Para todos

Os taxistas, que diariamente dividem com os motociclistas a tarefa de transportar passageiros pela cidade, também vêem com bons olhos a regulamentação da categoria. De acordo com o presidente da Cooperativa dos Taxistas de Blumenau, Édio José Amorim, o mercado oferece oportunidades para todos.

“Não vejo problemas. Tem público para todos”, afirma.

Fonte: Jornal Folha de Blumenau

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário