sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Prefeitura inaugura Telecentro da Velha Grande neste sábado, 12

A Secretaria de Assistência Social, da Criança e do Adolescente, por meio do Centro de Referência em Assistência Social da Velha grande (CRAS), inaugura às 11h, deste sábado, 12, no Caic Arão Rebelo, (rua Franz Muller, nº 2113), o Telecentro Comunitário que atenderá a comunidade daquela região.

O kit de equipamentos que integram o Telecentro foi encaminhado pelo Ministério das Telecomunicações, após aprovação de projeto elaborado pela Semascri. A Prefeitura ficará responsável pela manutenção das instalações e contratação dos recursos humanos para o funcionamento do Telecentro.

Além do evento, a equipe de profissionais do CRAS desenvolverá uma programação especial de lazer, esporte, música e cidadania para as famílias no ginásio de esportes do Caic. Haverá ainda apresentação do Programa Projovem/Adolescente que atende a jovens da comunidade.

Telecentros são espaços com computadores conectados à internet. Seu objetivo é possibilitar a inclusão digital, a capacitação e o acesso ao sistema de informações. Oferecem uso de equipamentos, cursos de informática básica, oficinas especiais, possibilitando ao estudante do ensino fundamental de escola pública pesquisas e estudos.

Também consistem em uma oportunidade para que pessoas a procura de um emprego possam escrever currículo e enviá-lo via e-mail, imprimir documentos e consultar sites de ofertas de vagas.
Para a utilização do Telecentro, a comunidade deverá agendar horário junto a profissionais do CRAS. Mais informações no telefone 3328-6620.

O kit de equipamentos consiste em um servidor de Telecentro, 10 computadores, 21 cadeiras multiuso, uma mesa de professor, um armário, 11 mesas para computadores, um roteador wireless, uma impressora, 11 estabilizadores, uma câmera de segurança, e um ponto de presença do Gesac-internet banda larga.

O secretário de assistência social, Mário Hildebrandt, ressalta que o Telecentro conta com um Conselho Gestor, integrado por representantes da comunidade que tem como objetivo identificar os principais interesses comunitários que definirão as programações desenvolvidas no espaço digital. “A proposta é envolver a comunidade como parceira do processo, garantindo assim o funcionamento do Telecentro de acordo com as necessidades identificadas”, observa Hildebrandt.

Pró-Jovem Adolescente
O Programa Pró-Jovem Adolescente é um Programa Federal, com parceria do Município e tem como objetivo a inserção, o fortalecimento e permanência deste jovem no sistema de ensino, preparando-o para futuras oportunidades no mercado de trabalho. Participam das atividades, 27 adolescentes de idades entre 15 a 17 anos, as terças, quintas e sextas-feiras, no horário das 13h30min às 16h30min.

São oferecidas gratuitamente atividades culturais, esportivas e de inclusão digital, propiciando principalmente a participação comunitária destes jovens. O Programa prioriza o atendimento às famílias que acessam o Programa Bolsa família.

Repórter: Viviane Roussenq

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário