segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Pró-Dança faz releitura do Quebra-Nozes

Blumenau , SC - O Pró-Dança - Escola de Ballet do Teatro Carlos Gomes - apresenta uma releitura do Ballet Quebra-Nozes em sua temporada de final de ano, que reúne apresentações de alunos e professores, de 3 a 5 de dezembro. Segundo a diretora artístico-pedagógica da escola, Beatriz Niemeyer, será uma versão ousada, quase extravagante.

O espetáculo é um dos ballets de repertório mais conhecidos e apreciados pelos adeptos da dança. A coreografia, com mais de 100 anos de sucesso, tem sofrido inúmeras adaptações mas nunca perde sua essência. A história fala de uma menina que ganhou de seu padrinho, na noite de Natal, um Quebra-Nozes (boneco de madeira, que serve de enfeite, mas também como instrumento para partir a casca das nozes). Clara brinca com o boneco e acaba adormecendo sob a árvore. Em seu sonho, o Quebra-Nozes lidera os soldadinhos de chumbo numa luta contra o Rei dos Ratos. Clara o ajuda e o salva. Em gratidão, ele a leva pelo País das Neves ao País dos Doces e transforma-se em um príncipe. Várias danças interessantes acontecem ali, numa grande festa. Contudo, Clara se decepciona ao vê-lo dançar com a Fada Açucarada e acorda sozinha abraçada ao boneco.

“A versão que faremos é baseada na criação do coreógrafo inglês Matthew Bourne, de 2002, no Sadler´s Wells Theatre”, conta Beatriz. Bourne revisitou o tema do Quebra-Nozes com um olhar que o torna mais contemporâneo e transformou o enredo em uma comédia em que todos podem encontrar algo com que se identificam. A idéia de confrontar sonhos de criança com o mundo adulto é evidenciada, especialmente porque são adultos que interpretam as crianças. A primeira parte em tons de cinza (no orfanato) e a segunda parte muito colorida (no país dos doces) é inspirada em Charles Dickens. A versão do Quebra-Nozes de Bourne é sucesso de bilheteria na Inglaterra e nos Estados Unidos e promete ser um sucesso também em Blumenau, com a apresentação do Pró-Dança.

Sobre o Pró-Dança

O Pró-Dança de Blumenau (Escola de Ballet do Teatro Carlos Gomes) foi criado em 1987, como uma associação de pais e amigos da Dança, e teve por objetivo auxiliar o Teatro na manutenção da já tradicional escola de ballet existente, proporcionando-lhe um novo ânimo.

A direção artística e pedagógica está há 22 anos a cargo de Beatriz Niemeyer, professora credenciada e supervisora de ensino da Royal Academy of Dance . A Escola de Ballet tem mantido uma média de 280 alunos por ano, que cursam as principais modalidades oferecidas: ballet clássico, dança contemporânea, sapateado americano, jazz e alongamento. Durante essa trajetória, outros cursos já foram oferecidos, como bio-dança, anotação coreográfica, dança flamenca, street dance, dança para portadores de necessidades especiais, danças de salão, percussão corporal e outros.

A Escola conta hoje com 16 funcionários, dentre professores, administradores, secretária e figurinista. Os professores do Pró-Dança têm habilitação específica para a modalidade em que atuam, garantindo, assim, qualidade artística e pedagógica.

O Pró-Dança foi a primeira escola de Ballet, no Estado de Santa Catarina, a ser credenciada pela Royal Academy of Dance, de Londres, sob o registro de nº RAD-School ID 22732. Contando com quatro professoras graduadas e licenciadas pelo método inglês, a escola prepara estudantes de ballet para exames e diplomação, tanto em nível infanto-juvenil, quanto profissional. Há 16 anos a escola recebe anualmente a visita de uma examinadora da academia inglesa, e uma média de 40 alunos têm se submetido aos exames de ballet clássico, obtendo sempre elevado índice de aprovação. Nos últimos anos, cerca de 800 estudantes já obtiveram certificados infanto-juvenis e 22 bailarinas alcançaram diplomação em nível profissional, estando aptas a ingressar em uma companhia de dança.

Alguns de seus grupos têm participado intensamente de festivais de dança em todo o país, especialmente os elencos de dança contemporânea e sapateado, sob a orientação das coreógrafas Ivana Deeke Fuhrmann e Michelle da Silveira, respectivamente. Ressalta-se que estes dois grupos, juntos, já atingiram mais de 100 prêmios, tendo o grupo de sapateado conquistado o 2º lugar na categoria sênior, no 25º Festival de Dança de Joinville, em 2007. O Ballet Clássico tem concorrido em Festivais de Dança e recebido suas premiações através de coreografias de repertório clássico tradicional, ensaiado por Jeane Beatriz Franz Civiero, bem como com coreografias criadas pela diretora da escola, Beatriz Niemeyer, destacando-se sua participações na Mostra Nacional de Dança de Florianópolis (Fundação Franklin Cascaes) e Gala Comemorativa aos 85 anos de método Royal Academy of Dance, no Brasil (SP-2005).

Todos os anos, no início de dezembro, é levado ao palco do Teatro Carlos Gomes um grande espetáculo de encerramento, no qual apresentam-se todos os alunos, em diversas coreografias, geralmente interligadas por um tema central. Esta é a oportunidade de ver-se em três noites de apresentações, o trabalho desenvolvido em um ano letivo, por cada grupo de alunos.

Mas, paralelamente, a Escola mantém ensaiado um variado repertório de coreografias, que apresenta durante o ano, nos mais diversos eventos e locais da cidade, desde acontecimentos festivos e culturais a promoções beneficentes.

Como destaques em seu currículo, o Pró-Dança cita sua atuação em dois espetáculos ao lado dos primeiros bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo e Paulo Rodrigues. Em 1991, em repertório variado, e 1992, quando a escola montou a versão integral do Ballet de Repertório “La Fille Mal Gardée”. Há que se mencionar, ainda, sua participação junto à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), em 1996, nas comemorações do centenário de morte do compositor Carlos Gomes. Igualmente importantes, são as apresentações em conjunto com a Orquestra de Câmara de Blumenau.

Em forte sentimento de cooperação com a produção cultural de Blumenau, o Pró-Dança está sempre disposto a criar e encenar trabalhos temáticos ligados à História da Cidade, como o fez em 1997, com “Ode a Fritz Müller”, em 2000, com “Ode a Blumenau” e “Dançando nossa Cidade”. Para outros eventos, como desfiles comemorativos e Oktoberfest, foram criadas coreografias alusivas aos imigrantes, às enchentes e outros aspectos pertinentes à história local.

Em 2007, por meio da Lei Rouanet, lançou o livro “Arte em Movimento, 20 anos Pró-Dança de Blumenau” em que retrata a trajetória da escola nesse período e editou um DVD histórico-didático através do Fundo Municipal de Cultura de Blumenau.

Em junho de 2009, realizou-se um antigo sonho alimentado não apenas por bailarinos, mas também pela comunidade que aprecia dança: foi criada a Cia Experimental Pró-Dança de Blumenau. Com 20 integrantes, dentre professores e alunos avançados do Pró-Dança e bailarinos de outras escolas da cidade, a Cia visa profissionalizar os bailarinos, ampliar o mercado de trabalho, criar e apresentar espetáculos de dança clássica e contemporânea, viajar a levando o nome de Blumenau a palcos de outras cidades, bem como estender suas atividades para projetos sociais. O mais significativo deles tende a ser o de apadrinhamento de jovens talentos encontrados em camadas sociais menos privilegiadas, abrindo-lhes o caminho para a arte e a cultura. Tendo como “Mâitre” o coreógrafo Wald Oliveira, a Cia prepara sua estréia para junho de 2010.

CURSOS REGULARES: Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Sapateado, Jazz e Alongamento.

CURSOS EXTRAS: Percussão Corporal, Dança Flamenca, Dança de Salão, Street, Jazz, Biodança, Cursos intensivos de atualização nas diversas modalidades, com professores convidados.

DIFERENCIAIS DA ESCOLA: em ballet clássico, adotamos a metodologia da Royal Academy of Dance, que é atualmente o mais abrangente sistema de ensino de dança no mundo. A academia inglesa está presente em 80 países do mundo, e proporciona diplomação de reconhecimento internacional. Cerca de 300 mil estudantes de dança, em todo o mundo, aprendem pelo método inglês. Em dança contemporânea e sapateado, o diferencial da escola é a participação em festivais e concursos de dança, tendo obtido inúmeras premiações.

O Pró-Dança não faz testes de seleção para admitir alunos, tendo uma visão de inclusão e participação. A dança é um direito de toda a criança ou jovem, e é vista – em primeiro lugar – como complemento educacional e cultural. Por este motivo, embora esteja habilitada a formar bailarinos profissionais diplomados, a Escola não faz deste objetivo a sua diretriz principal. Pessoas com diferentes níveis de aptidão e talento têm acesso à dança, como um meio de aprimoramento cultural e pessoal.

MAIS INFORMAÇÕES:
SITE: www.prodanca.com / e-mail: secretaria@prodanca.com

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário